A síndrome medular central é um conjunto de sintomas causado por uma lesão medular ocorrida na região central da medula espinhal. Geralmente ocorre na região cervical. Produz reduzida sensação sacral e maior enfraquecimento dos membros superiores do que nos inferiores.
A compressão medular aguda é uma complicação de potencial devastador, que pode ser causada por diferentes etiologias de doenças que envolvem a coluna vertebral e estreitam o canal espinal, em particular as neoplasias metastáticas, e podem causar perda neurológica irreversível.
O procedimento mais comum, e um dos mais antigos, para a descompressão neurológica, da medula e raízes nervosas, se chama laminectomia. Nele é ressecado o arco ósseo posterior da vértebra, chamado de lâmina, que é a parede posterior do canal vertebral.
Mielopatia cervical espondilótica é a compressão da medula espinal na região do pescoço. Frequentemente ocorre devido a hérnia de disco ou estenose (estreitamento) degenerativa do canal vertebral. A compressão da medula espinal pode provocar alteração da função neurológica normal.
Na verdade, a maioria encontra alívio dos sintomas com o uso de terapias não cirúrgicas, como exercícios físicos, medicação como anti inflamatórios, fisioterapia e quiropraxia. Se o tratamento conservador não funcionar, seu médico pode sugerir a cirurgia como uma alternativa.