Aterosclerose: acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias. De nome parecido mas com sintomas diferentes, a arteriosclerose é a perda gradual de elasticidade e aumento da espessura de veias e artérias, um processo natural que se intensifica à medida que a idade avança.
Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como sedentarismo, alimentação inapropriada, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e obesidade.
- identificar junto ao cliente as atividades que provoquem dor. - oferecer assistência de maneira calma e eficiente de modo a reconfortar o cliente até que o desconforto desapareça. - prover um ambiente confortável e silencioso para o cliente/família. - ajudar o paciente a identificar seus próprios fatores de risco.
A doença arterial coronariana (DAC) é o resultado da obstrução das artérias coronárias - os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração.
As variáveis relativas aos fatores de risco para DAC incluíram: IMC, raça, histórico pessoal de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), prática de atividade física e padrão de sono, prevalência de estresse e tabagismo.
Existem vários fatores de risco (FR) para a DAC bem estabelecidos na literatura médica3-5, dentre os quais se destacam o diabetes melito (DM), a hipertensão arterial sistêmica (HAS), o tabagismo (TAB), a dislipidemia (DISLIP), o estresse, o sedentarismo, o processo de envelhecimento e o sexo do paciente, entre outros.
As coronárias são os vasos sanguíneos (artérias) que nutrem o músculo cardíaco, sendo, portanto, de fundamental importância para o funcionamento do coração.