QUILOVOLTAGEM (KV) a qualidade nos raios x usados. Quanto maior for o KV, mais penetrantes sero os raios ou seja, maior ser sua capacidade de atravessar maiores espessuras. MILIAMPERAGEM (MA) a quantidade de raio x usado. O numero de MA por segundo determinado pelo aquecimento do filamento.
O kV (quilovoltagem) é o que mais afeta a qualidade e em menor grau, na quantidade de radiação. Na imagem, é responsável pela escala de contraste (a diferença entre tons de cinza). O mA (miliamperagem), é responsável pela corrente do tubo, ou seja, pela quantidade de radiação.
MILIAMPERAGEM X SEGUNDO (mAs) Tempo é o fator que usamos para compensar a diferença de capacidade dos aparelhos e determinar a quantidade exata dos raios X que precisamos. Considera-se TEMPO (T), o período em que o aparelho emite raios X. A unidade de tempo em raios, é o segundo.
1.
18 meses
Qual é a função do médico radiologista? O médico radiologista pode atuar em duas grandes áreas: radiologia intervencionista ou diagnóstico por imagem. Profissionais que atuam em radiologia intervencionista são capacitados para a realização de procedimentos invasivos com fins terapêuticos, como biópsia e angiografia.
Na área da saúde, esse profissional pode atuar em laboratórios, clínicas, hospitais, unidades de pronto-socorro, casas de saúde, unidades básicas de saúde, centros de diagnóstico por imagem e serviços de radiologia em geral no setor público e privado, tanto na área médica como na área odontológica.