Esse linho fino são os atos de justiça dos santos. A palavra no original está no plural, e pode ser traduzida como “justiças” ou “atos de justiça”, significando uma sucessão de atos justos, um após o outro. Estes, juntos, são nossa veste de linho fino.
Os linhos brancos podem ser lavados até ao máx. de 60ºC; e os linhos escuros devem ser lavados do avesso; Evite centrifugações elevadas, vai engelhar demasiado o tecido; Sempre que possível, lave o linho à mão ou num programa específico para tecidos delicados.
Três dicas para você lavar qualquer roupa de linho, independente do método:
Adicione o sabão e o bicarbonato de sódio na lavadora.
Por ter mais detalhes, eles devem ser limpos com mais cuidado, mas também não tem segredo! É só passar um paninho úmido com água pra tirar a sujeira mais superficial. E se você quiser limpar bem, pode lavar com água e detergente neutro.
Para remover completamente restos de alimentos e gorduras do tecido, por exemplo, uma boa dica é deixar as peças de molho em uma solução de água quente com detergente neutro por cerca de 10 minutos. Em seguida, esfregue com as mãos ou uma escova de cerdas macias e enxágue novamente os guardanapos. Não tem erro!
Jogo Americano Plastificado Esse é o mais fácil de todos para limpar. Quando terminar de usar, basta molhar um pano de algodão com um pouco de produto de limpeza e esfregar levemente sobre a superfície. Você também pode usar o álcool para certificar de que ele está bem higienizado.
Dicas e cuidados: na hora de lavar sua capa de sousplat, devem-se colocar as capas de molho em água e sabão neutro sem adição de alvejante. Após o enxágüe com água abundante, não centrifugue e seque a sombra. Passar em temperatura baixa, tomando cuidado para que seu ferro não danifique o produto.
Para limpar o sousplat MDF basta utilizar um pano úmido com um pouco de sabão neutro ou álcool. Se você preferir, também é possível fazer um sousplat MDF revestindo com tecido, assim como no modelo abaixo.
Características: Instruções de Lavagem: Lavar à temperatura máxima de 30°C, com centrifugação reduzida; • Não alvejar/não branquear; • Não lavar a seco; • Não passar a ferro; • Secar em temperatura mínima.
O que pode ser lavado na máquina normal? Algodão, linho e tecidos sintéticos respondem muito bem ao tratamento com água na máquina de lavar comum. Se forem totalmente brancos, os tecidos podem ser alvejados, mas apenas com produtos à base de peróxido, e nunca com cloro – que pode deixá-los amarelados.
Se suas almofadas são em suede e linho, uma boa opção para fazer a limpeza é colocando-as de molho em água e sabão neutro por alguns minutos. Após isso, basta esfrega-las de forma suave, enxaguá-las e coloca-las para secar na sombra, evitando usar secadoras e centrífugas, como já dissemos.
Basta misturar 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sopa de sal em 5 litros de água e deixar a peça de molho por até duas horas. Em seguida, esfregue o local da mancha e coloque a roupa para lavar repetindo o procedimento se necessário.
Aplique um pouco de suco de limão sobre a mancha antes de lavar; Vinagre e álcool também são bons para remover manchas de gordura, esfregando com um deles antes de lavar com água e sabão; O talco é outra opção.
É assim: misture a mesma medida de água oxigenada e detergente líquido neutro e passe na mancha. Aliás, uma recomendação importante é esfregar com movimentos das laterais para o centro, evitando assim espalhar a sujeira. Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos e depois lave-a com água morna.
Basta polvilhar bicarbonato de sódio e esfregar uma rodela de limão sobre a mancha ou ainda aplicar uma boa quantidade de suco. Em seguida, mergulhe a roupa em água quente, adicione sabão e lave normalmente.
Adicione um copo de vinagre branco para cada toalha e deixe de molho por 20 minutos. Se estiver usando um balde, procure deixá-lo ao sol; Após 20 minutos, lave a toalha normalmente, somente com água; Lave novamente com sabão neutro e estenda para secar ao sol.
“O excesso de sabão, em pó ou líquido, alvejante e até mesmo do amaciante destrói a toalha, e com o passar do tempo a fibra fica desgastada. Isso significa que é preciso ter o bom senso e usar o produto na medida certa”, explica.
Lave a toalha em água fria A água quente, além de tirar o brilho, resseca as fibras e a gramatura da toalha, deixando-as duras e diminuindo a absorção das mesmas. Mas lembre-se de lavar as toalhas brancas separadas das coloridas, ou elas podem manchar.
Dissolva o vinagre e o bicarbonato de sódio em um recipiente com a água quente. Coloque as toalhas e deixe de molho por 20 minutos. Logo após, deposite a água e as toalhas na máquina de lavar.
Escolha algo entre 60/80 por 130/150 cm. Para saber a grossura, é preciso olhar a gramatura (número de gramas por metro quadrado). Quanto maior a gramatura, mais volumosa e mais macia a toalha é. Toalhas com 500 g/m² ou mais são bem confortáveis.
A dica é utilizar apenas sabão nas 5 primeiras lavagens da toalha, e só então utilizar o amaciante de forma intercalada, colocando-o a cada duas lavagens das toalhas. Assim, elas estarão macias, limpas e absorvendo muito bem a água acumulada no corpo durante o banho.