A crônica é um gênero textual discursivo que narra situações cotidianas da vida urbana. A crônica é um gênero textual típico dos séculos XIX, XX e XXI, normalmente sendo encontrada em jornais ou revistas.
A crônica argumentativa é um texto onde a argumentação é vista como a principal característica. Esse tipo de crônica é muito usada pelos meios de comunicação, essencialmente os jornais e as revistas. O nome "crônica" tem origem do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo).
Veja o Manual de Sobrevivência para a hora da redação
Ex.: Ao escrever um texto sobre “bullying”, você pode querer utilizar como referência a série “Os 13 porquês”. No entanto, é necessário explicar, brevemente, sobre o que a série tratar para que o corretor entenda a relação.
Como são obras ficcionais, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar os filmes na redação. Os professores recomendam que eles sejam usados só para contextualizar o tema ou fazer analogias com a realidade. Dê uma olhada em dois exemplos de redações nota mil que utilizaram filmes em seus textos.
1984, de George Orwell O'Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro. ' Contexto em que pode ser usado: O livro conta a história de um mundo dominado por ditadores.
A origem do título 1984 é controversa. Orwell supostamente queria “O Último Homem da Europa”, mas seu editor Frederick Warburg insistiu que trocasse por algo mais comercial. O texto foi concluído em 1948 e o nome traz os dois dígitos finais invertidos.
Sem mais delongas apresento-lhe as dicas:
Obras literárias são ótimas fontes de elementos que serão úteis na escrita da redação. O diálogo com várias áreas do conhecimento, tão valorizado na correção, pode e deve ser realizado também com a Literatura. Pensemos, por exemplo, no tema desigualdade social.