EQST

O Que Significa Quando Uma Empresa Entra Em Recuperaço Judicial?

O que significa quando uma empresa entra em recuperação judicial?

A ideia da recuperação judicial é tentar um acordo entre a empresa em crise e todos os credores dela (pessoas e empresas que têm algo a receber). Se a empresa devedora não pedir a recuperação, os credores pode entrar diretamente com o pedido de falência. ...

Como funciona a recuperação judicial?

Como solicitar Recuperação judicial? As empresas devedoras que se enquadram no perfil para recuperação judicial devem fazer o pedido através de um advogado e representante legal da empresa diante de um juiz.

O que é uma RJ?

Recuperação Judicial é uma medida jurídica legal utilizada para tentar evitar a falência de uma empresa. ... Ela foi proposta como substituição da concordata, que é também uma medida de acordo entre a empresa devedora e seus credores, para restabelecer sua receita e com isto, não decretar a falência da empresa.

Quais são os benefícios da recuperação judicial?

Com a recuperação judicial a empresa possui imunidade aos pedidos de decretação de falência até o termino das medidas de salvamento. Por fim, as dívidas ficam congeladas por 180 dias, fato que suspende ações e execuções judiciais e, também, evita bloqueios de contas bancárias e a penhora antecipada de bens.

O que é RJ de uma empresa?

A recuperação judicial é uma medida para evitar a falência de uma empresa. É pedida quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas. É um meio para que a empresa em dificuldades reorganize seus negócios, redesenhe o passivo e se recupere de momentânea dificuldade financeira.

Quem são os credores da massa falida?

Nessa linha, os créditos extraconcursais são aqueles que surgem após o decreto de falência. ... Note-se que os credores detentores dessa espécie de créditos recebem o nome de credores da massa, em oposição aos credores do falido - créditos concursais - decorrentes de obrigações assumidas antes da declaração da falência.

Como é feita a remuneração do administrador judicial?

REMUNERAÇÃO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL 5% (cinco por cento) do valor devido aos credores submetidos à recuperação judicial ou do valor de venda dos bens na falência.

Quem paga a remuneração do administrador judicial?

24, caput, do projeto, a remuneração do administrador judicial será fixada pelo juiz, observados: I - a capacidade de pagamento do devedor ou da massa falida; II - o grau de complexidade do trabalho; e III - as funções a serem desempenhadas em consonância com a qualidade e a celeridade exigidas por processo de ...

Como ocorre a nomeação do administrador judicial?

Existe, também, a possibilidade de contratação de uma pessoa jurídica especializada. O artigo 21 estabelece que, se o juiz preferir, ao invés de contratar uma pessoa natural, ele pode nomear como administrador judicial uma empresa, uma pessoa jurídica que se organizou para realizar essa atividade.

Quais são os impedimentos para o administrador judicial?

Segundo o artigo 30 da Lei nº estão impedidos de exercer a função de administrador judicial quem, nos últimos 5 anos, exercendo o cargo de administrador judicial ou membro de Comitê de falência ou recuperação judicial anterior, foi destituído, deixou de prestar contas dentro dos prazos legais ou teve a ...

Quais são os devedores do administrador na recuperação judicial?

Assim, o administrador judicial é uma pessoa a auxiliar o juiz, não sendo nem parte associada ao devedor, nem ao credor. ... O parágrafo único traz que o profissional responsável escolhido para representar a pessoa jurídica no processo de falência ou recuperação não poderá ser substituído sem a autorização do juiz.

Quando surge a figura do administrador judicial?

/div>