Um paratleta é um atleta paralímpico ou, de modo geral, qualquer praticante de atividade desportiva que possui alguma deficiência, podendo ser esta física, visual, intelectual.
No sistema de classificação funcional, o atleta obtém pontuação de acordo com o seu potencial de movimentação de pernas, tronco e uma avaliação na água durante a remada. Quanto maior a pontuação, maior o potencial funcional do atleta. Quanto menor o número, maior a limitação do competidor.
O simbolo dos Jogos Paralímpicos é composto por três "agitos", das cores vermelha, azul e verde apontando para um único ponto, em um campo branco. ... A forma também simboliza a visão paralímpica "para habilitar atletas paralímpicos para alcançar a excelência esportiva e para inspirar e excitar o mundo".
- Atleta-guia Para que parte desses resultados se concretizasse, os atletas com maior comprometimento visual contaram com o apoio de um atleta-guia. Esse profissional é uma pessoa sem deficiência que corre ao lado do competidor. O atleta e o guia se conectam por meio de um acessório, que lembra uma corda.
O segundo parágrafo nos diz o seguinte: “Para concessão do benefício previsto no artigo, é considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor do que 20/200 no melhor olho após a melhor correção; ou campo visual inferior a vinte graus ou ocorrência simultânea de ambas ...
A equipe de classificação deve ser composta por três profissionais da área de saúde: médico, fisioterapeuta e professor de Educação Física.
A classificação é realizada em três estágios: médico, funcional e técnico. Na parte médica é feito um exame físico para verificar exatamente a patologia do atleta, bem como sua inabilidade que afeta a função muscular necessária para um determinado movimento.
A classificação para a modalidade é feita unicamente através do peso. Portanto, atletas com diferentes deficiências competem juntos pela mesma medalha. São elegíveis atletas com deficiências que afetem o movimento das pernas e quadris, assim como anões. Quanto menor o número, maior o comprometimento físico do atleta.
as deficiências são classificadas em 4 tipos, a deficiência auditiva ou surdez, a deficiência intelectual, a deficiência visual e a deficiência motora.
Atualmente, o Comitê Paralímpico Brasileiro considera 24 modalidades paraolímpicas, que fazem parte da edição de verão e serão apresentadas a seguir.
As deficiências elegíveis para os Jogos Paralímpicos
Os atletas são classificados em oito classes diferentes (1/1,5/2/2,5/3/3,5/4 e 4,5), sendo que, quanto menor o número, mais significante é a limitação.
Os atletas paralímpicos competem por medalhas em 23 modalidades. Dentre elas, dois esportes são exclusivos dos Jogos Paralímpicos: a bocha e o goalball. Na bocha, os atletas são pessoas com paralisia cerebral ou que têm deficiências severas.
Atletas são divididos em duas classes, MD (deficiência mínima) e D (deficiência). Cada time pode ter apenas um MD em quadra por vez.
Atletismo Saltos, corrida, lançamentos e arremessos são exemplos de provas dentro dessa modalidade. Primeiramente os atletas são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência e podem competir com próteses especiais ou cadeira de três rodas.
Deficiência física: atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de ...
as modalidades paralímpicas abrem as mentes mais fechadas, para que reconheçam o valor e a capacidade de portadores de deficiência, rompendo preconceitos, além de fazerem com que crianças e jovens deficientes saiam de si mesmos, superem quaisquer complexos de inferioridade e vivam.
Resposta:Os esportes paralímpicos são adptados o voleibol,basquetebol e futsal para deficientes visuais tem uns, apitos para eles saberem quando que marcaram pontos, ja da maneira convencional não precisa. O basquetebol para deficientes físicos que não podem andar ele ficam na cadeira de rodas para acertar as cestas.
Resposta. Resposta: Na competição a pista tem 4 metros de comprimento e 1,5 metros de largura, diferente da esgrima olímpico por suas cadeiras serem fixadas no solo, caso os esgrimistas se movimentam é interrompida a competição.
Os Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas de alto nível, desde portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Em poucas palavras, trata-se dos Jogos Olímpicos tradicionais, cuja disputa é feita apenas com esportes adaptados.