O serviço garante parede ou contrapiso com espessura uniforme e pronta para receber acabamento. O sarrafeamento é uma das etapas mais importantes na execução de emboço, reboco, contrapiso ou laje. Ele é necessário para regularizar a superfície, deixando-a com espessura uniforme e pronta para receber o acabamento.
Sarrafear: o sarrafeamento tem papel de deixar a parede homogênea e é feito com a régua de alumínio, de cima para baixo, seguindo as mestras para um bom acabamento. Desempenar: fazendo movimentos circulares, deve ser feito o desempeno para tirar o excesso que a régua não conseguiu remover.
Significado: Desempeno de massa com emprego de régua ou sarrafo de madeira. Conheça os principais termos da construção civil aqui exibindo o significado de Sarrafear.
O processo é simples: coloque uma quantidade de massa na desempenadeira e, com a colher de pedreiro, arremesse-a na parede, tentando manter mais ou menos a espessura. Repita o processo até cobrir a parede inteira com o reboco. Depois disso, deixe a massa descansar entre meia hora e uma hora.
Se a parede possuir reboco novo, então utilize a lixa para retirar aquela camada áspera da mesma e após isso, com o auxílio de um rolo, aplique a seladora na parede. O mesmo se aplica a parede de reboco antigo, principalmente se estiver descascando, lixe e aplique a emulsão seladora.
Ao fazer a escolha de trabalhar com a argamassa, deve-se colocar três camadas de revestimento na parede: o chapisco, distribuído em contato direto com os tijolos ou blocos, o emboço, que tem a função de nivelar o chapisco, e o reboco, que impermeabiliza a superfície e melhora seu aspecto.
Durante a aplicação da argamassa na parede existem alguns passos que precisam ser observados como, por exemplo, forrar o local com um plástico ou jornais, dosar a quantidade de água para a massa da maneira indicada pelo fabricante e colocar o material seco sobre o líquido de maneira contínua registrando a hora de ...
Como emassar parede: passo a passo
Assim como o cimento, a argamassa é fundamental para a construção. Sua principal função é assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos de parede, granitos, pisos porcelanatos e pisos cerâmicos, além de ser um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.
Diferenças Gerais O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.
Uso
O contrapiso pode ser feito com cimento e areia (na proporção de 1:4) ou com argamassa industrializada. A argamassa industrializada de contrapiso já vem preparada para usar, basta apenas adicionar água, sendo assim, agilizando o seu trabalho.
Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso. Em seguida, localizar possíveis buracos ou sobressaltos no terreno para depois aplicar a argamassa, que tem como objetivo nivelar o piso.
O traço recomendado para a regularização é 1:6 de cimento e areia média úmida, apresentando espessura entre 10 a 25 mm. Essa argamassa deve ser estendida e, em seguida, desempenada e sarrafeada, deixando um acabamento áspero, segundo o modo de execução.
Aplicação da argamassa em pisos Com o lado liso da desempenadeira, aplicar uma camada de argamassa colante sobre toda a área do piso. Em seguida, passar o lado dentado da desempenadeira a uma inclinação de 60° da base, formando cordoes e sulcos paralelos, conforme a figura.
É a argamassa utilizada na camada de regularização do piso, ou seja, no contrapiso, que tem a função de corrigir irregularidades e caimento do piso. Um traço comum (em volume) da argamassa de regularização é 1:5 ou 1:6 (cimento e areia média) com água suficiente para obter uma consistência de farofa.
O BIANCO é aplicado na forma de chapisco com colher de pedreiro ou equipamento de projeção, no traço de 1:3 (cimento:areia média), misturado na água de amassamento na diluição 1:2 (BIANCO:água). O chapisco pode ser feito também na forma de pintura, utilizando o rolo para textura alta.
Preparação da Argamassa: abra um pacote de argamassa em uma bacia de aplicação limpa e seca. Adicione água e vá misturando até ter uma massa uniforme, sem “bolinhas” de massa. Dê preferência para fazer a mistura com utilizando um misturador.
O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.
Para preparar a argamassa é necessário colocá-la em um recipiente limpo e seco. Adicione água e misture o conteúdo até que ele se transforme em uma mistura homogênea, uniforme sem bolhas de ar. Confira na embalagem da argamassa a quantidade necessária de água para utilizar no material.
É necessário molhar as peças cerâmicas antes do assentamento? Hoje em dia com uso das argamassas preparadas industrialmente não há necessidade de molhar as peças cerâmicas, pois elas possuem retentores de água que garantem que a cerâmica não vai absorver água da argamassa.
Quando se faz necessário molhar as placas cerâmicas antes de assentar? Não há necessidade de molhar. Recomendamos o assentamento com argamassas industrializadas, estas geralmente têm elementos retentores na sua composição que não permitem que a água vá para a placa cerâmica.
Antes de rejuntar, a superfície do revestimento deve ser molhada levemente com água limpa. Isso tornará o processo de aplicação do rejunte mais fácil e o revestimento mais limpo. ... Após a aplicação, remova o máximo possível do excesso do rejunte da superfície do revestimento.
A desempenadeira dentada de aço é ideal para a aplicação da argamassa colante, usada normalmente para assentar cerâmica e até madeira. Você também irá precisar de um martelo de borracha para pisos, para fixar bem as peças no chão, e, é claro, de cruzetas de plástico para não fazer um assentamento de piso torto.
Com um martelo de borracha, bata na peça para que ela assente completamente, amassando os sulcos criados. Com a cerâmica em seu devido lugar, coloque espaçadores entre cada peça e, em seguida, faça o ajuste para que fique corretamente encostada no espaçador, acompanhando o alinhamento das outras peças.
Ao contrário de outros serviços onde o profissional geralmente cobra por hora ou dia, a colocação de piso é geralmente cobrada por metro quadrado. Em média, a mão de obra para colocação desse tipo de revestimento varia entre R$ 40 e R$ 70. Ou seja, quanto maior for a área a ser azulejada, mais caro o serviço irá ficar.
Para o assentamento da primeira fiada de blocos admite-se como valor mínimo de espessura da junta horizontal de argamassa de assentamento um valor de 5 mm e o máximo não deve ultrapassar 20 mm.
Cerâmicas de 400 cm2 (20 x 20 cm) a menores de 900 cm2 (30 x 30 cm) em pisos e paredes. Aplique argamassa colante somente na base.
12mm
Como preparar a parede para receber pintura ou revestimento