EQST

O Que Revezamento Semanal?

O que é revezamento semanal?

"Entende-se por revezamento, troca contínua de horários de trabalho de forma que um empregado trabalhe todos os horários de um dia, em períodos diferentes: manhã, tarde, noite e madrugada.”

O que é adicional noturno e como funciona?

Segundo a CLT, a alíquota mínima do adicional noturno é de 20% a mais sobre a hora normal trabalhada durante o dia. Ou seja, se um empregado recebe por hora a remuneração normal diurna de R$ 20,00 um empregado que desempenhar a mesma função entre 22h e às 05h, o valor hora desse funcionário deve ser de R$ 24,00.

Como deve ser pago o adicional noturno?

O adicional noturno equivale a 20% sobre cada hora trabalhada para os trabalhadores urbanos. Já para os trabalhadores rurais esse valor é de no mínimo 25%. Para os trabalhadores rurais ainda há outras diferenças. Sua jornada se inicia às 21h de um dia e vai até as 5h do dia seguinte.

Como funciona o adicional noturno 2020?

“Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.

O que é reflexo de adicional noturno?

REFLEXOS DO ADICIONAL NOTURNO NAS HORAS EXTRAS NOTURNAS. OJ 97 DA SDI1 DO TST. Segundo o disposto na OJ 97 da SDI-1 do TST, o adicional noturno integra a base de cálculo das horas extras prestadas no período noturno, exatamente como deferido na origem, pelo que irretocável a sentença.

Como se calcula o reflexo?

FORMA DE CÁLCULO

  1. Somam-se as horas extras do mês;
  2. Divide-se o total de horas pelo número de dias úteis do mês;
  3. Multiplica-se pelo número de domingos e feriados do mês;
  4. Multiplica-se pelo valor da hora extra com acréscimo.

Quais verbas trabalhistas geram reflexos?

Os reflexos no direito do trabalho basicamente ocorrem nos repousos semanais remunerados, gratificação natalina, férias, aviso-prévio indenizado e FGTS, mas podem vir a ocorrer também no cálculo dos adicionais. Por exemplo, um empregado que recebe habitualmente o adicional de horas extras.

Como calcular os reflexos nas verbas trabalhistas?

Para apurar os reflexos dessas horas no 13o salário devemos somar todas as horas inicialmente, o qual totaliza 186 horas extras no ano de 2013. Sobre esse valor devemos dividir por 12, o que equivale a 15,5 horas extras e essa é a quantidade de horas extras a serem pagas a título de reflexo no 13o salário de 2013.

Como calcular diferença salarial e seus reflexos?

A base de cálculo para efeito de cálculo das diferenças salariais em função de reajuste convencional é o salário pago ao reclamante. O reajuste convencional repõe as perdas salariais do período e é aplicado sobre o salário anterior ao mês da data base da categoria.

O que são parcelas trabalhistas?

São parcelas de natureza salarial aquelas pagas em retribuição aos serviços prestados pelo trabalhador, seja pelo empregador, em forma de salário base e seus complementos, seja por terceiros, como gorjetas.

Quais as parcelas que integram o salário?

§1o - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador. Após a Reforma: Art.

Quais são as parcelas?

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

O que é parcelas iguais?

parcelas iguais nada mais é que dividir igualmente todas "partes" de um dado valor. Por exemplo, se você tem 10 reais e quer dividir em 5 parcelas iguais, vai ter 5 parcelas de 2 reias, pois 5x2 = 10.