Um produto é rotulado como comedogênico quando tem maior possibilidade de obstruir os poros, provocando o aparecimento de cravos e espinhas na pele. Já não comedogênico é um termo usado para descrever produtos para a pele e maquiagem formulados para evitar a obstrução dos poros e erupções cutâneas.
Produtos “não comedogênicos” costumam ser recomendados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à acne. Esses produtos geralmente têm uma textura mais leve ou ingredientes menos oleosos, para evitar o entupimento dos poros.
A maquilhagem não-comedogénica é essencialmente projetada para não obstruir os seus poros. Os poros “bloqueados” pelas impurezas e sujidade podem criar manchas e imperfeições na pele, como borbulhas ou pontos negros.
"Hidratante Facial Oil Free, Neutrogena, é um creme hidratante facial indicado para todos os tipos de pele. Com proteção solar (FPS 15), ele promete hidratar e ajudar a evitar os sinais de envelhecimento precoce causada pelos raios solares. A fórmula prometida é leve e livre de óleo.
Pele com Tendência à Acne? Aposte em Bases Não-Comedogênicas. ... A dica é investir em bases com ação não-comedogênica, ou seja, que não obstruem os poros e deixam a pele respirar.
Melhores bases para pele oleosa: testamos 6 marcas
Conheça 4 bases excelentes muito mais baratas que a base da Mac:
1. Base Líquida Soft Matte Ruby Rose – $ A marca queridinha das maquiagens boas e baratas não desaponta quem tem pele oleosa. A base Soft Matte da Ruby Rose foi desenvolvida para conter a oleosidade da pele e disfarçar as imperfeições, além de proporcionar um excelente acabamento, alta cobertura e longa duração.
Qual a melhor base para pele oleosa?
Melhores bases para pele oleosa
Base Make B – O Boticário Tem ótima cobertura porém deixa a pele bem natural, espalha muito bem, deixa a pele sequinha e iluminada. O cheirinho é muito bom e suave, característico de todos os produtos dessa linha.
Melhores Bases de 2021
O BOTICÁRIO | Base Cushion Make B. Tem acabamento aveludado, é bem leve e confortável no rosto, não acumula e não marca linhas de expressão. Tem um excelente fator de proteção solar, é oil fee e hipoalergênica. Pode transferir um pouco ao longo do dia, por isso, o ideal é selar com um pó compacto.
Aconselha-se uma base 100 % mineral pois ela se espalha bem e esconde as imperfeições. Se você tem uma pele oleosa, opte por uma base compacta ou um pó mineral sem bismuto (um tipo de metal) para disfarçar o brilho. ... Se você tem muitas manchas, escolha um tom mais claro que as manchas e mais escuro que a sua pele.
O Guia Definitivo para Escolher o Seu Tom Certo de Base
Utilize o espectro de tonalidades para encontrar o tom idêntico à sua pele e complete a sua pesquisa para descobrir a sua base perfeita. Coloque um pedaço de papel branco ao lado de sua pele. Se a reflexão é rosa ou vermelho, você tem um tom fresco. Se o reflexo é ouro ou amarelo, você tem um tom quente.
Eis a solução! O site chama Findation e funciona assim: você coloca as marcas e os tons de base que já usou (quanto mais colocar, mais preciso é o resultado), e ele te recomenda tons de um monte de outras marcas. Fiz o teste e funcionou super.
Os marrons quentes são os mais indicados. Os bronzants sem brilho podem ser usados como substitutos da base. Mulheres morenas claras podem usar uma base bege média amarelada. Já as morenas com um toque azeitonado na pele devem escolher um tom bege médio com esse reflexo.
As cores de cabelo para morenas de tom mais escuro são o castanho escuro e preto, que deixam o visual próximo ao natural. O ruivo aparece em tons fechados como o vinho e o loiro nos tons dourado, acobreado ou mel. O ombré hair e as mechas são bem vindas em tons dourados para aquecer os fios.
Sobretudo, se você tiver olheiras amarronzadas em uma pele morena ou azulada, o laranja será o tom ideal. Agora, se sua pele for clara com olheiras amarronzadas ou roxas, o corretivo indicado é o amarelo.
Para peles claras, as cores 100, 130 e 140 são ideais para peles com o fundo amarelado, enquanto as 110, 120 e 150 ficam melhor em peles rosadas. Já as morenas com subtom amarelado contam com as cores 200, 220 e 260 do pó médio, enquanto a cor 210 fica perfeita em morenas com a pele rosada.
Como escolher o pó compacto Pra escolher a cor do pó compacto, siga o mesmo tom da base. Ou seja, ele também precisa ser bem próximo da cor da sua pele. Se você tá na dúvida ou não quer errar o tom de jeito nenhum, tem um tipo de pó compacto chamado de translúcido. Ele é transparente e não tem cor nenhuma!
O tom escolhido para seu pó compacto deve ser bem próximo da cor da base que você utiliza, alinhando os dois produtos para sua make. Faça testes aplicando o produto no dorso da sua mão ou, se possível, no rosto.
A principal diferença entre o pó compacto e pó solto, além da apresentação na embalagem, é a cobertura: enquanto o pó solto deixa a maquiagem com um ar mais leve, o pó compacto é mais eficiente para cobrir imperfeições e garantir uma make duradoura por mais tempo.