Produtividade Primária Líquida (PPL) = PPB - Respiração dos autótrofos. Produtividade Líquida da Comunidade (PLC) = PPL - Consumo por herbívoros. Produtividade secundária: Conceito Conceito: aumento do conteúdo energético dos heterótrofos.
Produtividade Primária Bruta (PPB): é a fotossíntese em escala ecossistêmica e consiste na propriedade do dossel florestal responsável pela captação do carbono atmosférico.
A produtividade primária bruta é o total de matéria orgânica produzido em uma determinada área, enquanto a produtividade primária líquida é, por sua vez, a quantidade bruta com o desconto da matéria consumida durante o período, através da respiração.
I. A produtividade primária bruta (PPB) corresponde à quantidade total de energia luminosa convertida em biomassa por um ser vivo. II. A produtividade primária líquida (PPL) corresponde à energia que estará à disposição do nível trófico seguinte, somada à energia derivada da fotossíntese.
A produtividade primária líquida pode ser definida como: 1) a biomassa disponível para os níveis tróficos, após subtração da energia consumida na respiração das plantas da produtividade primária bruta. ... 4) produtividade que opera a nível de consumidores secundários, terciários e quaternários e dos decompositores.
Embrapa Trigo. A produtividade primária líquida (PPL) do ambiente natural (não antropizado) é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural, por unidade de tempo e espaço (Field et al., 1995; Sun et al., 2004; Feng et al., 2007).
Esta matéria orgânica é chamada de produtividade primária líquida (PPL). A PPL pode ser expressa em gramas/m2/ano ou em kcal/m2/ano. A PPL representa então a quantidade de energia disponível para o próximo nível trófico que será consumida pelos herbívoros.
A produtividade bruta (total de matéria orgânica produzida) em comunidades clímax é grande, sendo maior do que as das comunidades antecessoras. Entretanto a produtividade líquida é próxima a zero, pois toda a matéria orgânica que é produzida é consumida pela própria comunidade.
Produção Líquida (NETPROD) A aparência dos produtos em um sistema ecológico ou econômico é um balanço entre a taxa de Produção Bruta e a taxa de consumo. Veja a figura. Neste modelo a produção é proporcional aos recursos que variam através de 4 estações e então são repetidos no próximo ano, etc.
Em ecologia, produtividade é a taxa pela qual a energia é adicionada aos corpos dos organismos sob a forma de biomassa. ... Em outras palavras, é a taxa à qual a energia é armazenada como biomassa por plantas ou outros produtores primários e disponibilizada aos consumidores no ecossistema.
A produtividade secundária refere-se à quantidade de matéria orgânica incorporada pelos consumidores primários ou herbívoros em um determinado período de tempo.
Os fatores que influenciam a produtividade do ecossistema são: água, luz, gás carbônico e os nutrientes disponíveis. ... O percentual transformado em Produtividade Primária Líquida varia de 2,5% a 4%. Para a respiração, a planta aproveita de 1% a 5% da energia solar.
A produtividade primária líquida, por sua vez, tem o desconto de outros fatores do ambiente — como luz, água, disponibilidade de nutrientes do meio e o gás carbônico. Por efeito, ela define a taxa de armazenamento da matéria orgânica dos tecidos, ou seja, o que restou do que foi produzido.
A inversão da pirâmide ocorre porque a biomassa é relativa apenas àquele momento, não considerando a velocidade de reprodução do fitoplâncton, que é maior que a do zooplâncton, o que permite a sua rápida renovação. ... Por esse motivo, a pirâmide de energia nunca é invertida.
As pirâmides ecológicas podem ser de três tipos principais: pirâmides de número, de biomassa e de energia.
As pirâmides ecológicas são diagramas pelos quais é possível representar os níveis tróficos de uma cadeia alimentar. Existem três tipos de pirâmides: número, biomassa e energia. As pirâmides ecológicas são formas gráficas de representar os níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Resposta. A letra "A" está correta.