Infecções bacterianas, fúngicas ou virais; Inflamações; Câncer, especialmente leucemias ou linfomas; Alterações nas plaquetas, como o seu aumento (plaquetose) ou diminuição (plaquetopenia);
Nestes casos, é importante fazer uma consulta médica e exames de sangue para saber se há evidência de uma DST. Mesmo não havendo queixa ou sintoma de uma DST, solicite um exame de sangue. O exame deve incluir, entre outros, o anti-HIV (para AIDS), VDRL (para Sífilis) e HBsAg e anti-HBs (para Hepatite B).
Onde fazer exame de sangue de graça? É possível fazer exame de sangue de graça pelo Sistema Único de Saúde em Unidades Básicas de Saúde ou em universidades que têm convênio com o SUS.
Mesmo sem manifestar sintomas, o indivíduo contaminado pode transmitir a doença. O período de incubação da clamídia é de 10 a 14 dias e cerca de 30% dos casos são curados espontaneamente após duas a três semanas.
O tratamento inadequado de clamídia, assim como a demora para iniciá-lo, podem resultar em diferentes complicações que afetam o sistema reprodutor e, consequentemente, a fertilidade. Nas mulheres, por exemplo, a doença inflamatória pélvica (DIP) é uma das principais consequências.
Se não for tratada, a clamídia pode causar infecção nas trompas, inflamação pélvica, e infertilidade. Porém, se diagnosticada com antecedência o tratamento é feito com antibiótico. Os sintomas da doença são sutis, mas quando ocorrem em conjunto podem chamar a atenção.
Nos homens, os sintomas mais comuns da clamídia são:
O período de incubação da bactéria — tempo do contágio até o surgimento dos sinais — dura de cinco a 14 dias. No entanto, em cerca de 70% das vezes, eles não aparecem. O diagnóstico é simples e está disponível no Sistema único de Saúde.