Septo
(ASD; VSD) Os defeitos dos septos atriais e ventriculares são orifícios nas paredes (septos) que dividem o coração em dois lados, o esquerdo e o direito. Pode haver orifícios nas paredes do coração, entre as cavidades superiores do coração ou entre as cavidades inferiores do coração.
Os septos são os ventricular que separa o ventrículo esquerdo do direito e o septo atrial separa o átrio esquerdo do átrio direito ( parte superior do coração).
Estrutura anatómica que divide ou separa duas regiões, duas cavidades orgânicas ou dois órgãos.
O pericárdio parietal é uma camada externa, enquanto o pericárdio visceral é uma camada mais interna. O pericárdio visceral forma o chamado epicárdio e reveste o coração externamente.
Septo interatrial , Anat : estrutura divisória dos dois átrios do coração (anteriormente denominada Septo interauricular ). Septo interauricular , Anat : antiga denominação de septo interatrial . Septo interventricular , Anat : parede divisória dos ventrículos do coração.
Existe o septo atrioventricular, um septo horizontal que divide o coração em porções superiores (átrios) e inferiores (ventrículos). Já o septo interatrial representa um septo sagital que divide a porção superior do coração em duas câmeras, ou seja, dois átrios (direito e esquerdo).
Separação e valvas Os ventrículos são separados das aurículas por valvas chamadas de valva mitral ou valva bicúspide, entre a átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, e valva tricúspide, entre a átrio direito e o ventrículo direito.
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.
Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
O coração apresenta paredes constituídas por três camadas:
O coração possui 4 camadas, dentre elas: o epicárdio (mais externa e reveste o coração), o pericárdio (saco seroso com duas paredes, que envolve o coração), o miocárdio (é a chamada 'parede' do coração, que dá formação aos seus músculos) e o endocárdio (membrana fina que forra a parte interna do coração).
O coração humano divide-se em quatro cavidades. Na parte superior situam-se as aurículas direita e esquerda e, na parte inferior, os ventrículos direito e esquerdo. É comum designar o conjunto da aurícula e do ventrículo direitos por "coração direito" e o conjunto equivalente do lado esquerdo por "coração esquerdo".