As principais conquistas portuguesas durante as Grandes Navegações foram as suas possessões coloniais na América do Sul, arquipélagos na costa da África e da Europa, territórios na Ásia e na África. Na América do Sul conquistaram o território que viria a ser o Brasil, a maior de suas colônias.
Espanha e Portugal se destacaram como pioneiros na expansão marítima pois eram detentores de respeitadas e experientes frotas de exploração. As tropas sabiam as melhores formas de chegar ao destinos almejados, além de terem posição privilegiada em relação aos adversários.
A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.
Vasco Núñez de Balboa foi quem descobriu o Oceano Pacífico ao cruzar o istmo do Panamá e Fernão de Magalhães cruzou este mesmo oceano e descobriu Guam e Filipinas em 1521. Cristóvão Colombo. Hernán Cortés foi o conquistador espanhol do México onde habitavam os Maias. ... Fernão de Magalhães.
Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em princípio, a ideia era de que a circunavegação da Terra pudesse oferecer um novo acesso ao continente indiano.
Enquanto os portugueses exploravam o litoral africano indo à direção às Índias, os espanhóis lutavam para reconquistar seus territórios na península Ibérica perdidos para os árabes.
O objetivo da expansão marítima espanhola era conquistar novos territórios e levar riquezas para a coroa. O imperialismo vigorou durante os séculos XV até XX na Europa.