As relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano são objeto de estudo da neuropsicologia, a qual tem o intuito de relacionar a psicologia cognitiva com as neurociências, desvendar a fisiopatologia do transtorno e encarar racionalmente a estratégia de tratamento.
As principais áreas de atuação do neuropsicólogo são os consultórios, hospitais e clínicas médicas. A Neuropsicologia Clínica é uma das áreas mais conhecidas no país. É nela que ocorre a identificação e o tratamento de lesões ou doenças que causam déficits cognitivos e psicológicos, geralmente relacionados ao cérebro.
Conforme os colegas já mencionaram, o valor depende das queixas relatadas na anamnese para um diagnóstico acurado acerca do funcionamento das habilidades cognitivas e do comportamento do paciente. Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.
A principal ferramenta dos neuropsicólogos é a avaliação neuropsicológica. Por meio de testes, conversas, escalas, questionários e observações o psicólogo consegue testar algumas habilidades mentais, como o raciocínio, a memória, o aprendizado, a linguagem, a organização de ideias e cálculos, por exemplo.
Duração do curso de Psicologia Para o curso de Psicologia o MEC determina que a carga horária mínima da graduação seja de 4 mil horas, distribuídas em 5 anos. Algumas faculdades funcionam em período integral.
O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos É o lado responsável por ler, ouvir, falar, observar. Assim, quando você absorve conteúdo sozinho, você está utilizando esta parte do cérebro. Já o direito, é o lado da criatividade: arte, dança, da coletividade.
Respondendo a sua pergunta, sim, há especialização para um psicólogo se tornar um neuropsicólogo. A formação em neuropsicologia pode ser feita por meio de pós-graduação lato senso (especialização) e estricto senso (mestrado e doutorado).
CLARO QUE PODE A resposta às duas primeiras perguntas é: sim, você pode! Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área, quantas vezes quiser.
A neurociência é uma especialidade de pós-graduação, e pode ser feita por profissionais de áreas como:
Neurociência é a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações que sofra. Portanto, o objeto de estudo dessa ciência é complexo, sendo constituído por três elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos.
Confira a seguir outras técnicas recomendadas pela neurociência para acelerar o seu aprendizado:
A neurociência permite que os profissionais da educação compreendam com mais clareza o funcionamento do cérebro e suas ações. Uma das descobertas é que a capacidade de criar conexões entre os neurônios está presente em toda a vida. Assim, todos os alunos são capazes de aprender algo novo todo dia.
Confira 6 maneiras de treinar a mente para acelerar seu aprendizado:
10 dicas para melhorar a concentração nos estudos
Para um estudo de qualidade, é preciso equilíbrio, dedicação, disciplina e comprometimento