Bactérias Fotoheterotróficas: utilizam apenas a luz como fonte de energia, mas não são capazes de sintetizar moléculas orgânicas (não fazem fotossíntese), tendo que absorver do meio o seu alimento. Essas são as bactérias anaeróbias.
Bactérias fotoautotróficas utilizam a energia luminosa para a produção de compostos orgânicos. Bactérias quimioautotróficas utilizam compostos inorgânicos para a produção de compostos orgânicos.
Além disso, as bactérias do reino monera classificam-se em seres autótrofos, aqueles que não precisam de alimento para produzir de energia, e heterótrofos, seres que precisam de alimento para obtenção de energia.
Na grande maioria dos casos, a nutrição do reino monera se da por fermentação, uma forma de quimiossíntese, as bactérias realizam esses processos, mas também pode ocorrer pela fotossíntese nas lamelas fotossintéticas nas cianobactérias.
Os cinco reinos dos seres vivos
Veja no texto abaixo quais são estes reinos dos seres vivos e suas principais características.
b) a relação entre os tipos de células e os cinco reinos. SUGESTÃO DE RESPOSTA: ... b) Os organismos pertencentes ao Reino Monera possuem células do tipo procarióticas. Os demais reinos (Protista, Fungi, Metazoa ou Animalia e Metafita ou Plantae) possuem células do tipo eucarióticas.
Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.
Sem dúvidas, esse é o sistema mais utilizado, apesar de existirem outras classificações. De acordo com o sistema de Whittaker, temos os reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.
O reino é a mais abrangente categoria de classificação, pois envolve o maior número de organismos.
Os principais representantes do reino Protista são os protozoários e as algas. Durante muito tempo, apenas as algas unicelulares estavam incluídas nesse grupo, em seguida, todas as algas foram classificadas como protistas.
O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos. ... Conheça um pouco mais sobre cada um desses organismos que compõem o Reino Protista.
Os representantes dos protistas costumam ser divididos em dois grupos principais: protozoários e algas. Os protozoários são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica. As algas, por sua vez, apresentam nutrição autotrófica.
protozoários
Qual das alternativas abaixo apresentam apenas organismos que fazem parte do Reino Protista? A – Alga verde, alga vermelha, euglena e paramécio.
O reino protista é de organismos como as algas e protozoários. São caracterizados por células eucariontes, podem ser unicelulares ou pluricelulares. ... Os protistas têm células tão complexas que uma única célula pode ser um ser vivo completo.
Protozoários e algas fazem parte do reino protista.
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).
Os protistas heterótrofos são protozoários encontrados em ambientes aquáticos e solos úmidos. Estruturalmente, os protozoários apresentam membrana plasmática simples ou então películas resistentes. Nutrem-se através da ingestão de alimentos e restos orgânicos, de diversas origens, existentes no ambiente.
Os protozoários podem apresentar dois tipos de esqueleto: endo e exoesqueleto. As organelas responsáveis pela locomoção do protozoário podem ser os flagelos, os cílios ou ainda extensões fluidas do próprio corpo (os pseudópodes).
Os protozoários são divididos em quatro grupos, de acordo com as estruturas locomotoras que apresentam:
De fato, os protozoários são unicelulares, mas não são animais, pois pertencem ao Reino Protista. ...
São complexos, com sistema reprodutor, digestivo, de locomoção, produção de energia, etc), por isso, por muitos anos, foram considerados animais unicelulares. Eles ainda podem viver em colônias, sozinhos ou parasitando. Podem ser encontrados em água doce, salgada, em terras úmidas ou ainda dentro de outros seres.
Esses organismos, embora unicelulares, são complexos, pois desempenham todas as funções de animais pluricelulares, como a respiração, a alimentação e a reprodução. Em uma experiência laboratorial, protozoários coletados em uma represa foram colocados num recipiente com água do mar.
De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários. Veremos abaixo mais afundo cada um deles. Rizópodes: Locomovem-se por pseudópodes e se reproduzem por cissiparidade.
Os protozoários ciliados são aqueles que se locomovem por auxílio de estruturas denominadas de cílios, como o Paramecium. Os flagelados, por sua vez, utilizam como meio de locomoção os flagelos, como é o caso do Tripanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.