Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo com o fim de promover a satisfação de necessidades estruturais e energéticas.
O metabolismo energético da célula, como o próprio nome indica, refere-se aos processos de síntese ou de degradação que envolvem o gasto ou a obtenção de energia. ... Os principais exemplos de reações de metabolismo energético são a fotossíntese e a respiração celular.
Metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo. Essas inúmeras reações são reguladas e catalisadas por enzimas. ... Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo. A seguir falaremos mais sobre o metabolismo, a sua importância e os seus processos.
Algumas proteínas ajudam a regular a atividade celular ou fisiológica. De fato, as proteínas servem em todas as células como sensores que controlam o fluxo de energia e de matéria. ...
O metabolismo celular é um conjunto de reações químicas de um organismo que objetivam a produção de energia para o funcionamento das células. Por isso, o metabolismo celular é fundamental para a sobrevivência dos organismos. ... O metabolismo celular é dividido em anabolismo e catabolismo.
A presença do núcleo é a principal característica que distingue uma célula eucariótica de uma procariótica. ... Esta estrutura, além de conter a informação genética da célula, também controla o metabolismo celular por meio da transcrição do DNA nos diferentes tipos de RNA (Mesquita, 1981; Junqueira & Carneiro, 2000).
O núcleo é a estrutura subcelular que contém a informação hereditária da célula, o ácido desoxirribonucléico (ou DNA, da sigla em inglês), e que controla a síntese de proteínas, bem como o crescimento de divisões celulares.
O núcleo é de fundamental importância para as células animais, pois tem atuação na regulação das reações químicas, no armazenamento das informações genéticas, no controle da síntese de proteínas e no crescimento e divisão celular.
A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. ... A membrana interna apresenta-se intimamente ligada a uma lâmina nuclear por meio de proteínas integrais.
A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo.
Quimicamente, a carioteca possui a mesma composição do plasmalema e do retículo endoplasmático: contém fosfolipídios e proteínas (membrana lipoproteica). Através dos poros, são realizadas trocas entre o núcleo e o citoplasma.
Enquanto a eucromatina permite que o DNA seja replicado e transcrito, a heterocromatina está em uma estrutura condensada que não permite que DNA e RNA polimerases acessem o DNA, impedindo a replicação e transcrição do DNA.
A quantidade de heterocromatina e eucromatina presentes em um núcleo depende da função celular, fase do ciclo celular, tipo de célula... Por exemplo, células no período S da interfase apresentam DNA descondensado, portanto com mais eucromatina, para que a replicação ocorra.
Conhecem-se dois tipos de cromatina:
A heterocromatina facultativa - conforme sua nomenclatura sugere - consiste em segmentos de material genético que, em algumas células do organismo, se encontram na forma ativa (eucromatina); ao passo que, em outras, não participam da sínteses de proteína, tratando-se de heterocromatina.
Nucleossoma é, nos seres eucariontes, a unidade fundamental da cromatina. Consiste numa unidade de DNA, dividida em duas espirais, que se enrolam em torno de um disco proteico, constituído por quatro pares de proteínas chamadas histonas (H2A, H2B, H3 e H4).
A interfase é o período do ciclo celular que ocorre entre duas divisões celulares. ... A divisão celular faz parte do chamado ciclo celular, que se inicia quando uma célula surge e finaliza-se quando ela origina as células-filhas.
Em biologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontra dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.