A placenta percreta é classificada como um tipo de placenta que foi aderida de forma anormal, em que as vilosidades coriônicas acabam fortalecendo-se e aderindo através da parede uterina em toda a sua extensão, podendo inclusive crescer em órgãos da cavidade abdominal.
Placenta acreta é uma placenta com uma fixação anormalmente firme ao útero. Caso a mãe tenha tido tanto um parto por cesariana como placenta prévia em uma gestação anterior, isso aumenta em muito o risco de apresentar placenta acreta.
“A placenta às vezes perfura o útero e pode também atravessar o útero e ficar grudada a outros órgãos”. Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz acrescenta que quanto maior for a invasão da placenta para dentro do útero e abdômen, mais grave é a doença.
Após retirar o colo do útero, o cirurgião sutura a vagina no seu topo. A parte superior da vagina cicatriza e se torna um canal fechado. A vagina não fica, como algumas mulheres pensam, um túnel aberto na pelve. Se a mulher ainda não completou 40 anos, o cirurgião tentará preservar um ovário durante a histerectomia.
Sua retirada não altera a posição dos órgãos apenas o intestino que acaba se assentando e os outros órgãos se acomodam! Esta é uma preocupação constante nas mulheres que realizam histerectomia. Dentro da cavidade abdominal não existe espaço vazio. Todo o espaço é automaticamente preenchido pelo intestino delgado.
Nos primeiros dias depois da cirurgia, é normal, por exemplo, sentir cólicas abdominais. Neste caso, o especialista indicará medicamentos para ajudar a aliviar a dor. Pode ser que você tenha problemas para urinar e sangramento pela vagina por alguns dias.
Arruda. A arruda é uma planta conhecida como um poderoso cicatrizante, devido a sua alta capacidade anti-inflamatória, além de ter efeito sob os vasos sanguíneos.
Não há indicação formal ou necessidade do uso da cinta abdominal após a histerectomia! Se você for usaria adepta da conta pode continuar usando logo após a cirurgia...
Sim, cuidado apenas com o uso prolongado da cinta. O ideal é que você a use por no máximo 30 dias, para que depois você volte a usar os músculos abdominais, evitando assim flacidez e fraqueza muscular.
Posição. O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.
Posso deitar de lado, logo depois da histerectomia total? Sim, você pode deitar-se da forma que for mais confortável para você. Sentir um pouco de incômodo no pós-operatório é normal , daí a importância de buscar a melhor posição para você.