EQST

Quais So As Principais Caractersticas Do Romance Regional?

Quais são as principais características do romance regional?

O Romance Regionalista é marcado pela busca do redescobrimento do Brasil e sua diversidade regional e cultural. Constitui uma das mais importantes e frequentes na literatura brasileira, tem no vínculo direto com o real expressões utilizadas ainda hoje.

Quais os 4 autores e obras que se destacaram no romance regional?

Confira algumas das principais produções do período regionalista: O Ermitão de Muquém (1864) e O Garimpeiro (1872) de Bernardo Guimarães; Inocência (1872), de Visconde de Taunay; O Gaúcho (1870) e O Sertanejo (1875), de José de Alencar; O Cabeleira (1876), Franklin Távora.

O que diferencia o romance indianista do romance regional?

O romance indianista aborda costumes indígenas, dando ao índio a imagem de herói; já o romance regionalista fala mais sobre a vida rural de uma determinada região do país, destacando características próprias dela, como costumes, valores, o linguajar e a cultura típica de uma região.

Quando surgiu o romance regionalista?

O romance regionalista surgiu no século XIX com a intenção de retratar lugares e personagens brasileiros que eram ignorados pela maioria dos escritores da época. Os escritores do Romantismo do início do século XIX sentiram a necessidade de criar um panorama dos espaços brasileiros.

Em que ano surgiu o romance indianista?

Entretanto, foi na primeira geração romântica (1836 a 1852), que o Indianismo trará a tona o tema do índio idealizado, baseada no binômio “nacionalismo-indianismo”. O nome dessa tendência remete a figura escolhida para exaltar aspectos nacionais: o índio, considerado o “bom selvagem”, símbolo da inocência e pureza.

Como o índio era visto na literatura brasileira?

A figura do índio mostra o nacionalismo ufanista que se viu no romantismo brasileiro: era preciso apagar a hereditariedade lusitana, por isso, criou-se um símbolo que se afastasse da lembrança aristocrática. Não só isso, a figura do índio reflete outra característica romântica: o apego ao passado e ao medievalismo.

O que é uma poesia nacionalista?

É um poema que simboliza bem a essência da primeira geração romântica brasileira, pois tem cunho nacionalista. Obviamente, trata-se de um nacionalismo ufanista, que enaltece o país, com ausência de críticas, já que objetiva despertar nos brasileiros e brasileiras o amor pela sua pátria.

Como eu te amo de Gonçalves Dias?

"Amou-me como se ama a luz querida, Como se ama o silêncio, os sons, os céus, Qual se amam cores e perfume e vida, Os pais e a pátria, e a virtude e a Deus!"

Como eu te amo de Gonçalves Dias análise?

Nesse poema o autor tem a intenção de se declarar a sua amada, retratando uma paixão absurda, tão grande e intensa que é capaz de "colorir toda extensão azul do céu." O eu - lírico do poema então compara o seu amor com as melhores sensações da vida e representa seu amor de forma simbólica nos encantos da natureza.

Por que eu te amo poema?

Eu te amo porque você me cuida. Porque ao seu lado eu sou a mulher mais feliz do mundo. Te amo porque você é meu e me faz sentir tão tua. E é tua que eu quero ser pra sempre, por toda esta vida e por todas as outras que permitirem nossas almas de se encontrarem.

Porque eu te amo tanto frases?

Te amo tanto, que não consigo mais esconder, preciso externalizar, vontade de gritar e dizer pra todo mundo o quanto sou feliz com você, o quanto te amo, e o quanto quero você pra sempre na minha vida, meu amor por você será eterno! Te amo! Eu te amo tanto,que pela madrugada acordo dizendo : como você me tira o sono.