Massa. É qualquer corpo condutor de eletricidade que não tenha necessariamente função elétrica/eletrônica no circuito, sendo normalmente conectado ao terra por motivos de segurança.
A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.
Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
Em primeiro lugar, deve se optar pelo tipo de aterramento TT sempre que possível, mas caso não seja possível utilizar o sistema anterior (por razões operacionais e de ordem estrutural do ambiente), deve-se optar pelo tipo de aterramento TN-S.
Tabela de carga de condutores ABNT
Massa. É qualquer corpo condutor de eletricidade que não tenha necessariamente função elétrica no circuito, sendo normalmente conectado ao terra por motivos de segurança.
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
O neutro é um condutor fornecido pela concessionária de energia junto com a(s) fase(s) para o retorno da corrente elétrica, enquanto o “terra” é feito por uma haste metálica ligada a Terra (solo) e, o mais importante, NÃO DEVE haver corrente circulante por ele.
As funções de condutor neutro e condutor de proteção (tratados pelos íntimos como “terra”, “cabo terra” ou “fio terra”), apesar de frequentarem na maior parte das situações os mesmos potenciais, exercem funções diferentes nas instalações elétricas de baixa tensão. ...
O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do ...
Neutro e aterramento não devem ter diferença de potencial, mas a impedância do cabo de neutro não é nula, então existe sempre a possibilidade de se medir alguma tensão entre neutro e terra. ... Se a casa estiver com um circuito elétrico bem projetado e calculado, esta tensão entre neutro e terra não deve passar de 5V.
O papel dos fios neutro e fase Sendo assim, em um sistema monofásico, a tensão entre um fio fase (127V) e um fio neutro (0V) definirá um circuito elétrico para aparelhos que funcionam na tensão de 127V.
254V
O professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é Consultor Técnico da IFC/COBRECOM ressalta que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é ...
Cabos elétricos: Retorno Nós sabemos que o cabo de retorno é um cabo de fase que foi seccionado em um interruptor para proporcionar o controle de ligar e desligar a lâmpada.
Se ao mudar um dos fios, a lâmpada passou de luminosidade fraca para forte, significa que o fio que estava encostada era um neutro e o fio que esta encostada agora é uma fase. Quando ela estiver mais forte significa que os fios que esta encostada são duas fases e quando estiver mais fraca é uma fase e um neutro.
O padrão de cores de fios e cabos elétricos – Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.
Na eletrônica básica é comumente utilizado o fio vermelho para indicar a polaridade positiva, ou o Vcc da fonte, e o fio preto denota o fio de polaridade negativa ligado ao terra da fonte de energia.
Chave Teste
Em caso de identificação por cor para o cabo neutro deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar (NBR 5410:2004 item 6.
🔴 O condutor fase, geralmente da cor vermelha ou preta, é aquele que possui tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial). É o famoso fio que pode dar choque. 🔴 O condutor neutro, que possui cor azul, é aquele que não possui tensão, é nula.
Em caso de identificação por cor do fio ou cabo de aterramento, este deve ser verde ou amarelo/verde. Qualquer fio ou cabo, utilizado como fio fase ou cabo de fase ou fio positivo deve ser identificado conforme essa função.
Primeiro você vai ligar a chave e engatar a marcha ré. Depois vai tirar o plug da lanterna, no caso do led é muito simples, é só ir testando até acender, você sabe qual é o positivo porque o resistor do LED fica sempre no polo positivo.
O correto é confiar no símbolo, no local para onde o cabo vai, e por fim a cor mais comum (vermelha/positiva e preta/negativo) combinado com o símbolo. Mas não se erra ao usar os símbolos. Existe a possibilidade de ter uma capa vermelha em cima do positivo, o identificando.
Quando você vai medir alguma coisa em corrente contínua, a ponta vermelha deve ser colocada no ponto onde você espera que haja uma tensão mais alta ("positiva"), e a ponta preta, num lugar onde você espera que a tensão seja mais baixa ("negativa" ou "neutra").
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala A resposta é simples: - Pegue a bateria e dois fios. Enconte-os nos pólos, se o movimento do cone for pra frente, então os pólos são como os da bateria (+/-), se o movimento for pra dentro, então está invertido.