São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
Resposta: A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).
A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. ... Isso acontece, em grande parte, em virtude do aumento do contato entre grupos étnicos e culturas diferentes, antes separados pelas barreiras geográficas.
As principais etnias do mundo são: Branca ou caucásica – etnia que compreende metade da população mundial, como os europeus, os semítico-camíticos e o indo-irânicos. Amarela ou mongolóide – engloba dois quintos da população mundial. Predomina na Ásia. Negros – compreendem um décimo da população mundial.
Existem 11 etnias, das quais as mais numerosas são a ovambo (47,4 por cento), a kavango (8,8) a herero e a damaro (ambas 7,1).
Sudaneses e guineanos-sudaneses são povos originários da Nigéria, Daomé e Costa do Ouro, dos quais faziam parte os iorubás ou nagôs, jêjes, fanti-ashanti. Os islamizados fulas ou filanis, mandingas, haussas e tapas foram destinados principalmente aos mercados da Bahia.
África e as Tribos: Algumas delas: Afar, Éwés, Amhara, Árabes, Ashantis, Bacongos, Bambaras, Bembas, Berberes, Bobo, Bubis, Bosquímanos, Chewas, Dogons, Fangs, Fons, Fulas, Hútus, Ibos, Iorubás, Kykuyus, Masais, Mandingos, Pigmeus, Samburus, Senufos, Tuaregues, Tútsis, Wolofes e Zulus.
cristianismo e islamismo
Na África do Sul convivem juntas religiões africanas originárias com a católica, o hinduísmo e o islamismo, por exemplo. Hoje, segundo o último censo nacional realizado, a maioria da população é cristã, cerca de 70%, enquanto apenas 15% da população é adepta de alguma religião tradicional africana.
Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e também se distribuem em:
Há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria. Religiões tradicionais africanas envolvem ensinamentos, práticas e rituais, e visam a compreender o divino. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, no entanto, podem haver pequenas diferenças quanto à percepção do sobrenatural.
Religião étnica ou religião indígena é um termo que pode incluir religiões civis oficialmente sancionadas e organizadas com um clero organizado, mas que são caracterizadas pelo fato de que seus adeptos em geral são definidos por uma etnia em comum e a conversão, essencialmente, equivale a uma assimilação cultural para ...
As grandes religiões tradicionais no Brasil, como catolicismo, pentecostalismo, espiritismo e umbanda, como não poderiam deixar de ser, sempre sofreram influências do contexto sócio-cultural.
"Quando usamos o termo religião, o usamos como o equivalente de denominações cristãs. Há entre cerca de 40 mil e 60 mil religiões diferentes no mundo.