Significado de Marasmo substantivo masculino Condição da pessoa que se encontra apática; ausência de coragem; prostração. Intervalo em que nada acontece; falta de situações relevantes ou acontecimentos importantes; paralisação.
Uma pessoa aparentemente com o peso normal pode ser considerada desnutrida se estiver com baixos índices no sangue de uma proteína chamada albumina sérica. Num exame laboratorial, qualquer número abaixo de 3,4 miligramas de albumina por decilitro de sangue chama a atenção dos especialistas.
Além disso, a desnutrição gera grande perda muscular e de gordura, retardo no crescimento, alterações psicológicas, perda da cor do cabelo, enrugamento da pele, anemia, alterações ósseas, entre outros problemas. Em crianças, é importante lembrar que o desenvolvimento mental e físico fica seriamente comprometido.
Causas da desnutrição
Normalmente, ela acontece em razão de uma ingestão insuficiente de alimentos ou, ainda, pela ingestão de alimentos pouco nutritivos. Também ocorre como consequência de doenças que impedem o organismo de utilizar ou absorver os nutrientes de forma adequada.
Essa classificação da desnutrição ocorre quando há baixa ingestão alimentar crônica, mas sem inflamação. Entre os exemplos, podemos citar anorexia nervosa, depressão, negligência, pobreza, fragilidade e qualquer coisa que resulte falta de interesse na alimentação ou em acesso limitado aos alimentos.
Como a maioria dos obesos tem uma dieta inadequada – ingerindo uma grande quantidade de alimentos pobres em nutrientes em detrimento de frutas, verduras e grãos integrais – a relação entre obesidade e desnutrição tem se tornado cada vez mais comum.
Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.