Para o fundados da escola francesa de Sociologia, Émile Durkheim (1858 — 1917), a sociedade sempre prevalece sobre o indivíduo, dispondo de certas regras, normais, costumes e leis que asseguram sua perpetuação. ... Essas herança são os costumes, as normas e os valores que nossos pais e antepassados deixaram.
No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc. O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.
O fato social, objeto de estudo da Sociologia segundo Émile Durkheim, é constante e ao mesmo tempo anterior e exterior ao individuo, ou seja, o individuo é sempre coagido pela sociedade, que exerce toda sua força sobre as ações e pensamentos individuais.
Significado de Indivíduo substantivo masculino Ser humano; pessoa considerada de modo isolado em sua comunidade, numa sociedade ou coletividade; o ser que faz parte da espécie humana; o homem: os direitos dos indivíduos. [Biologia] Ser único de uma espécie; ser que se distingue dos demais.
1 Pessoa considerada isoladamente em relação a uma coletividade de que faz parte: Todo indivíduo tem obrigações a cumprir na sociedade. 2 Ser que pertence à espécie humana; homem: Indivíduo jovem.
O conceito de sociedade, tão utilizado na Sociologia, tem alguns significados e especificidades que são levados em consideração pelos autores clássicos da disciplina. ... De maneira geral, sociedade é o conjunto de pessoas que vive em um mesmo território, compartilham gostos, costumes, construções e rituais sociais.
Tipos de sociedade para a sociologia Portanto, a sociologia desenvolveu-se na confrontação de dois tipos de sociedade: a sociedade feudal, que era suplantada, e a sociedade burguesa, que emergia. A classificação de tipos de sociedade pode variar assim como o próprio conceito de sociedade.