Artigos Críticos São artigos que entram em contato direto com tecidos ou tratos estéreis devendo, portanto ser submetidos ao processo de esterilização. Ex. agulhas, instrumentais cirúrgicos, soluções injetáveis, cateteres intravasculares e dispositivos a eles conectados, como equipos de solução e torneirinhas.
Artigos semicríticos – são aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização. Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), aparelhos de pressão.
3.
B.E.D.A. - Esquema Geral do Controle de Infecção no Consultório. B– BARREIRAS. E– ESTERILIZAÇÃO.
Sepsis, uma infecção sistémica. Asséptico, designação dada aos processos destinados a evitar a contaminação por microorganismos; Tanque séptico ou fossa séptica, uma tecnologia destinada ao tratamento in situ de efluentes orgânicos.
Ausência de substâncias infecciosas: 1 limpeza, higiene, sanidade, saneamento, salubridade. Medidas que previnem a infecção: 2 antissepsia, desinfecção, esterilização, higienização, profilaxia.
O choque séptico é o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte. É mais comum em pessoas mais fracas, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos, e pacientes com câncer, insuficiência nos rins ou no fígado.
Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos.
Os antissépticos são produtos usados com o objetivo de reduzir, eliminar ou inativar microrganismos presentes na pele ou superfícies, no momento em que são utilizados.
Inicialmente, podemos observar que, no que tange a diferença entre os dois elementos, o antisséptico, faz a limpeza e mata os micro-organismos. Assim, diferente do primeiro, o antibacteriano,ajuda a evitar a proliferação de bactérias.
Antisséptico tópico. Uso adulto e pediátrico. Este medicamento é indicado no combate aos microorganismos e no alívio temporário da dor de pequenos ferimentos ou cortes, arranhões ou queimaduras leves.
Como usar o Antimais Séptico Hertz? Segure o frasco com a válvula para cima e pressione de 2 a 3 vezes a uma distância de 5 a 10 cm do ferimento. Uso dermatológico. Após aberto, conservar em local seco e fresco e com a tampa devidamente acoplada à válvula.
As formulações dos antissépticos podem ser degermante, quando associada ao sabão (veículo detergente); tópica, quando em veículo aquoso e tintura, quando em veículo alcoólico. Na concentração a 70% é efetivo, resseca menos a pele e causa menos dermatites.
O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.
Principais tipos de pomadas cicatrizantes
Um ótimo remédio caseiro para cicatrizar feridas é aplicar uma compressa de calêndula porque esta planta medicinal possui propriedade antimicrobiana que ajuda a desinfetar a ferida e também possui propriedade cicatrizante, que ajuda a reparar a pele.
Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.