Bispo, filósofo e cientista irlandês (1685-1753) nascido no condado de Kilkenny, na Irlanda, e falecido em Oxford, na Inglaterra. Ficou conhecido pela sua filosofia empirista. Defendeu a ideia de que nada existe isoladamente da perceção e que, por isso, Deus torna possível a existência palpável das coisas.
O empirismo é a posição filosófica que aceita a experiência como base para a análise da natureza, procurando rejeitar as doutrinas dogmáticas. ... Os principais filósofos do Empirismo Britânico foram John Locke, George Berkeley e David Hume.
Bacon é considerado o pai do empirismo moderno por ter formulado os fundamentos dos métodos de análise e pesquisa da ciência moderna. A pesquisa por antecipação não gera frutos, mas a pesquisa por interpretação é criativa e imaginativa e produz novidades abundantes e de boa qualidade. ...
9 de abril de 1626
Ao contrário da República de Platão, que desenvolve o conceito de justiça a partir da boa organização da cidade, a utopia desenvolvida por Bacon na Nova Atlântida preconiza que a organização do Estado que proporciona “harmonia e bem-estar” depende fundamentalmente do controle que a ciência exerce sobre a natureza.
Resposta. Francis Bacon defendia que o método indutivo era o mais eficaz para se compreender o funcionamento da natureza. Para Bacon o antigo método de indução (Aristóteles) era vulgar. - Silogismo Aristotélico: Bacon considerava que as interferências não serviam para ajudar a progredir no conhecimento.
O objetivo do método baconiano é constituir uma nova maneira de estudar os fenômenos naturais. Para Bacon, a descoberta de fatos verdadeiros não depende do raciocínio silogístico aristotélico mas sim da observação e da experimentação regulada pelo raciocínio indutivo.
O conhecimento científico, para Bacon, tem por finalidade servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza. ... A ciência deve restabelecer o imperium hominis (império do homem) sobre as coisas. A filosofia verdadeira não é apenas a ciência das coisas divinas e humanas. É também algo prático.
Introdução Um dos principais objetivos de Francis Bacon era a instauração de uma nova ciência, que substituísse as filosofias e as ciências herdadas dos gregos.