As formas de correção da varicocele são:
Varicocele grau III (Visível sem manobra de valsalva) associado a alteração de espermograma é uma indicação formal de correção cirúrgica. Não é garantido que o espermograma voltará aos níveis normais, porém a correção pode evitar a progressão da infertilidade que pode evoluir até para esterelidade.
Existem graus diferentes de varicocele: I (leve), II (moderado) e III (importante). Os graus II e III são os que podem comprometer a fertilidade.
Essa condição é um acúmulo de líquido em torno do testículo dentro da bolsa testicular. Esse acúmulo líquido (hidrocele) ocorre devido a uma comunicação que normalmente existe entre a bolsa escrotal e a cavidade abdominal devido à patência do processo vaginal.
Hidrocele é o acúmulo de líquidos entre os tecidos do escroto (saco que acomoda os testículos), decorrente de diversas causas. Este acúmulo, por si só, não resulta em diminuição da função dos testículos, mas sua causa deve ser investigada por poder estar associada a outras doenças importantes.
Na maior parte das vezes, o inchaço é provocado por um problema menos grave como hérnia, varicocele ou epididimite, mas também pode ser sinal de alterações mais urgentes como torção do testículo ou câncer, por exemplo.
Geralmente melhora em 2 semanas, casos mais graves podem levar até um mês para melhorar.