A microbiologia é uma área da Biologia que tem grande importância seja como ciência básica ou aplicada. Quando consideramos como ciência aplicada, podemos destacar os processos industriais, controle de doenças, de pragas, produção de alimentos, dentre outras. ...
A MICROBIOLOGIA é a ciência que estuda os micro-organismos, ou seja, organismos que só podem ser visualizados com a ajuda de equipamentos, como o microscópio.
Sendo assim, a Microbiologia como ciência possibilita um melhor e mais adequado preparo dos profissionais para a compreensão de diagnósticos e também capacita os técnicos em relação ao trato com as enfermidades dos pacientes.
A microbiologia está presente na nossa mesa, em diversos alimentos. A ciência é utilizada para pesquisa e melhoria de processos de conservação e produção de alimentos, e também a produção de elementos que combatam os micro-organismos responsáveis pela contaminação dos alimentos industrializados.
De modo geral, a microbiologia de alimentos é a área da microbiologia responsável pelo estudo da influência que diversos microrganismos exercem nas características dos produtos alimentícios que são consumidos, tanto pelo homem quanto por animais, além do risco à saúde pública.
Os microrganismos são seres microscópicos e estão em todos os lugares. Contribuem de forma essencial na manutenção do meio ambiente e dos seres vivos. Fazem parte de nosso cotidiano e estão envolvidos em processos como a fermentação, reciclagem da matéria, na fabricação de alimentos e bebidas, medicamentos e vacinas.
Existem muitos campos de aplicação da microbiologia, como: microbiologia ambiental, microbiologia do solo, microbiologia de alimentos, microbiologia industrial e microbiologia médica ou clínica. Estas são algumas das subdivisões da microbiologia na sua forma aplicada de ação.
Microbiologia básica estuda a natureza fundamental e as propriedades dos microrganismos e a Microbiologia aplicada estuda-se como os microrganismos podem ser usados ou controlados para várias finalidades práticas.
Os principais profissionais que se especializam nessa área são biólogos e farmacêuticos, que procuram trabalhar nos laboratórios testando as interações dos microorganismos com outros seres vivos, para poder combater doenças e epidemias.
Podem encontrar-se micro-organismos em todos os habitats, tolerando os ambientes mais extremos, desde o fundo dos oceanos, passando pelo solo terrestre, e até na atmosfera.
O conjunto destes microrganismos, que incluem as bactérias, fungos, vírus e protozoários, no homem denomina- se microbioma humano. Estima-se que entre a superfície interna e externa, o microbioma humano seja composto por 100 triliões de microrganismos.
Os micro-organismos são seres vivos demasiado pequenos para serem vistos a olho nu. ... Bactérias, vírus e fungos são alguns exemplos de micro-organismos. A maioria dos micro-organismos são essenciais para a vida na Terra, mas alguns deles são prejudiciais para os seres humanos, animais e plantas, e podem causar doenças.
As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce.