Dentro deste grupo encontram-se os microrganismos que requerem altas concentrações de sal para crescer, denominados halófilos. Também existem os halotolerantes que são aqueles microrganismos que não precisam de sal para proliferar, mas toleram altas concentrações de NaCl.
- Microrganismo Halófilo: é dependente de altas concentrações de sal para o crescimento. São os organismos encontrados nos mares (6 a 15% de Cloreto de Sódio).
Xerofílicos são os microrganismos que se desenvolvem mais velozmente sob condições relativamente secas, ou capazes de se desenvolver sob atividades de água abaixo de 0.
Sobrevivendo aos limites extremos - vida em sal saturado Em ambiente natural, os halófilos têm suas proteínas permanentemente expostas a baixa atividade de água e com condições iônicas, o que permitem o alto teor de sal, e consequentemente, possibilita a resistência à radiação e dessecação.
Pressão osmótica Altas concentrações dessas substâncias criam um ambiente hipertônico que ocasiona a saída da água da célula microbiana. Os fungos e os bolores são muito mais capazes que as bactérias de crescer em materiais com baixa umidade ou altas pressões osmóticas.
A influência da concentração salina se deve ao fenômeno da osmose. Por exemplo, quando a carne é salgada, a água presente na carne é eliminada, impedindo que os microrganismos se desenvolvam naquele ambiente (pois precisam de água para sobreviver).
A fase log ou de crescimento exponencial corresponde ao período em que as células iniciam seu processo de divisão atingindo um tempo de geração constante. É o período de maior atividade metabólica da célula e, portanto, o estágio preferido para fins industriais.
Fase Log (fase exponencial) A partir de um determinado momento, as células iniciam seu processo de divisão entrando no período de crescimento. Durante esse período, a reprodução celular encontra-se extremamente ativa, e o tempo de geração atinge um valor constante, é o período de maior atividade metabólica da célula.
O tempo de geração ou duplicação de um microrganismo é definido como o tempo necessário para que ocorra uma geração, isto é, para a formação de 2 células a partir de uma. ... O tempo de geração ou duplicação varia grandemente entre microrganismos.