Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Os Girondinos defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo.
Girondinos – Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. ... Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas. Sentam-se à esquerda da Assembléia e são liderados por Robespierre e Saint-Just.
Entre outras medidas, esse novo governo também defendeu a criação da escola primeira pública e gratuita, a regulação dos salários, o direito de greve e o combate ao estado de miséria que atingisse qualquer cidadão.
Também conhecida como Revolução Popular, Fase Radical ou simplesmente Terror, foi a fase da Revolução Francesa mais violenta e radical. Liderada pelos jacobinos (pequenos comerciantes e profissionais liberais) e com grande participação das camadas mais pobres da população, durou de 1792 a 1794.
A fase da Convenção Nacional foi comandada pelos jacobinos, que se valeram do terror político, materializado nas sucessivas execuções na guilhotina. Entre as vítimas da radicalização revolucionária estavam o rei da França, Luís XVI, e a rainha, Maria Antonieta.
O regime da Convention Nationale, domina o processo revolucionário francês entre 21 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795. A monarquia é abolida em 21 de setembro de 1792 e Luís XVI é condenado à morte em janeiro de 1793. Entra-se no regime do Terror em setembro de 1793. ...
Resposta: Burgueses e o povo, tiveram mais benefícios. Explicação: A Burguesia passou a ter voz na política, e o povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passavam a ser respeitados.
Burguesia
burguesia