O Jornal do Campo deste domingo (11) mostra como preparar galopé, um prato que leva carne de galo e pé de porco. A receita é tipicamente nordestina e a cozinheira Neide Regina Nunes garante que, apesar da combinação inusitada, a comida é muito saborosa e acompanha bem um arroz branco ou angu de milho.
O galopé é aquele prato que agrada a todos, abrangendo várias culturas e localidades. Apesar de ser um prato bastante consumido em Minas Gerais, sua origem é nordestina. Entretanto, o prato faz sucesso também no Sul do País.
Prepare uma misturinha com azeite de oliva e vinagre, use 4 colheres (sopa) de azeite para 2 colheres (sopa) de vinagre. Faça uma quantidade suficiente para passar em toda a carne que deseja amaciar. Em seguida, pegue esta mistura e pincele até cobrir toda a carne.
1- Marinar o peito de frango sempre garante sua suculência. Uma opção é deixá-lo por 15 minutos mergulhado em shoyu, gengibre, alho e óleo de gergelim. 2- Para a carne não ficar ressecada, dê uma selada rápida na frigideira e termine o cozimento no forno preaquecido a 160 graus durante 6 minutos.
No fogo médio, aqueça bem uma frigideira com azeite. Quando estiver bem quente, coloque os filés de frango para cozinhar, sempre o lado mais enrugadinho para cima. Assim, o seu frango não fica com aspecto achatado. Agora doure por cerca de 1 minuto, sem mexer, para a carne selar e mante-la ainda mais suculenta.
Para manter a suculência do frango no cozimento, você também pode usar água. Acrescente sempre aos poucos, com uma colher. Para dar mais um toque de sabor ao frango, você pode aproveitar a frigideira para preparar molhos. Nessa etapa, manteiga e azeite estão liberados!
MODO DE PREPARO
Lave os pés na água salgada. Misture uma colher de sobremesa (15 ml) de sal em 1 L de água fria. Mergulhe os pés de galinha na água salgada e esfregue-os com os dedos. Esfregue os pés um no outro embaixo d'água para remover todas as sujeirinhas e resíduos.