Fontanela é o espaço amolecido entre os ossos do crânio dos recém-nascidos. São também conhecidas como “moleiras”. O crânio do recém-nascido possui seis fontanelas. Uma fontanela anterior (ou bregmática) e uma fontanela posterior ou lambdóidea.
Fontanela (do latim fontanella - pequena fonte), popularmente denominada moleira, na anatomia humana, é o espaço macio e membranoso que separa os ossos do crânio dos recém-nascidos.
Além disso, diz o professor, as fontanelas permitem que os ossos do crânio se movimentem e, com isso, a cabeça do bebê passa de maneira mais fácil pelo canal vaginal na hora do parto.
Essa estrutura é a moleira. Ela é comum em recém-nascidos e crianças de até 18 meses de vida. Também conhecida como fontanela, a moleira tem a função de auxiliar o bebê na hora do parto e posteriormente permitir que o cérebro cresça.
Cada bebê é único e essa máxima também vale quando se fala de moleira: a fontanela pode parecer mais funda porque os pedacinhos do crânio podem estar interpostos um pouco mais altos do que a região molinha ou, em caso de parto normal, também é comum que a cabecinha fique um pouco disforme.
De acordo com a pediatra, quando a moleira está um pouco levantada pode ser sinal de meningite (inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal). “Se a alteração for acompanhada de febre, a criança deve ser levada ao pediatra”, alerta.
Fique atento caso a moleira do bebê ficar alta, neste caso você precisa observar se ela está flexível ou tensa. Se estiver alta e tensa é sinal de que está aumentando a pressão no cérebro por algum motivo, que precisa ser investigado com urgência.
A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...
Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito apenas depois do nascimento. “A fontanela anterior, que fica no topo da cabeça, fecha a partir dos 9 até os 18 meses. Já a fontanela posterior tem que fechar até os 3 meses de vida.
Estamos falando da moleira do bebê, que é aquela parte mais macia que fica na região do couro cabeludo. Você consegue senti-la se passar a sua mão nessa parte, pois verá que é um pouco mais mole e flexível do que o restante do local.
maioria destes casos não representa situações anormais e não exige qualquer tipo de tratamento, quanto mais uma cirurgia. A fontanela é um pequeno espaço que permanece sem cobertura óssea nos primeiros meses de vida do bebê e tem fechamento progressivo.