O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações. ... Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
O romantismo basicamente dialogava sobre questões sociais. Além disso, podemos destacar a valorização dos sentimentos humanos, sendo essa a chave para a produção artística do período, assim como o sentimentalismo e a idealização do amor, relacionando as mulheres ao homem e a sociedade ao seu redor.
O Romantismo é uma escola literária do século XIX. Surge na Alemanha, num movimento chamado Sturm und Drang (tempestade e ímpeto). Esse movimento se baseia na emoção exacerbada e se opõe ao equilíbrio artificial do arcadismo. Da Alemanha, o movimento se espalha pela Inglaterra e França, alcançando toda a Europa.
Arcadismo
O Romantismo foi o movimento artístico e cultural que marcou a ascensão da burguesia e da individualidade, nos séculos XVIII e XIX. O Romantismo foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes.
Suspiros Poéticos e Saudades
O romantismo trata - se de um movimento artístico e filosófico que influenciou diretamente o Brasil e o mundo. Assim sendo, o romantismo movimentou o mundo da literatura, seja os autores, seja os leitores. Dessa forma, gerou - se uma visão romantizada a cerca dos assuntos.
Os autores de maior relevância dessa fase da prosa romântica no Brasil são:
Fuga da realidade por meio da morte, do sonho, da loucura ou da arte.
A prosa romântica no Brasil é um movimento literário inaugurado pelo livro “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. A prosa romântica nasceu na Alemanha no século XIX, com “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe, e a divulgação dos textos se dava periodicamente, nos denominados folhetins.
Principais obras