Se o chocolate branco ainda não derreter depois de mexê-lo por um minuto ou mais, você pode continuar aquecendo ele no micro-ondas em intervalos de 30 segundos com 50% da potência do aparelho. Mexa o chocolate branco entre os intervalos para dar a ele a chance de derreter fora do micro-ondas.
De qualquer forma, é mais fácil adicionar mais tarde do que retirar! Comece com um pouco. Manteiga vai funcionar. Manteiga, óleo, meio e meio (ou creme de leite), reduzido, tudo vai funcionar.
Já te adianto que pra conseguir deixar a sua cobertura mais fluída, basta misturar com óleo de coco. Eu indico uma proporção de 5% sobre o peso da cobertura. Por exemplo se você estiver utilizando meio kg vai usar 25g de óleo de coco.
Coloque o chocolate nesse recipiente, encha uma panela com água, coloque a vasilha dentro da panela e leve tudo ao fogo baixo. À medida que a água for esquentando, ela vai promover o derretimento do chocolate. Mexa-o constantemente com uma espátula de silicone para que ele derreta por igual.
Leve ao fogo uma panela com o fundo de água e encaixe um recipiente menor com o chocolate em cima. Vá mexendo até derreter totalmente; Com o chocolate bem derretido, retire do banho-maria e acrescente o creme de leite. Misture bem para ficar homogêneo e pronto!
Derreta todo o chocolate, mexendo continuamente. Certifique-se de que a água continue fervendo e nunca entre na tigela. Certifique-se, também, de que sempre haja água na panela, pois ela pode evaporar rapidamente. Uma vez que todo o chocolate esteja derretido, ele estará pronto para a fonte.
Para isso basta mexer, com ajuda de uma colher, por cerca de 2 a 3 minutos ou até que o chocolate derreta completamente. E se após mexer, ainda ficar com pedacinhos, só então volte ao micro por mais 30seg. Depois retire e mexa e vá assim de 30 em 30 até estar totalmente derretido.
Então, se seu chocolate está ficando mole, o erro pode estar em dois processos, ou você não está temperando corretamente, ou está expondo essas casquinhas ao calor excessivo, ou seja, não está armazenando corretamente.
Provavelmente isso já aconteceu com várias colegas. O motivo é simples é que não foi temperado corretamente, sempre que for usar chocolate nobre ou seja puro precisa temperar não tem nem conversa tem que temperar mesmo se não fizer corretamente vai derreter sem dúvidas.
O problema deve estar nas etapas anteriores de sua produção. O primeiro motivo pode ser uma temperagem incorreta do chocolate. Quando isso acontece, o chocolate não endurece e fica colado na forma. Além de derreter facilmente, sem a temperagem o chocolate fica sem brilho e com aspecto emborrachado.
O que fazer com o chocolate temperado que endurece? Você pode juntá-lo e fazer a temperagem novamente quando precisar. Pode guardar o chocolate num saco ziploc e armazenar no congelador. Depois, na hora de utilizar, basta picar, derreter e temperar.
Coloque um pingo do chocolate no lábio inferior, se a sensação for de frio, está pronto para ser usado. Tem uma outra maneira de temperar o chocolate que é jogando no mármore (ou pedra similar) depois de derretido, mas eu não dou conta de conviver com essa “chocolataiada” espalhada na pia…
A temperagem garante que seu produto fique brilhante e firme em temperatura ambiente, e evita que os produtos derretam facilmente nas mãos. A temperagem também é responsável pela retração do chocolate – se a técnica não for bem feita, você terá dificuldade de soltar seu bombom da forminha.
O chocolate que não precisa fazer a temperagem antes de ser utilizado é o chocolate fracionado. Aliás, essa é uma das vantagens desse tipo de chocolate, já que ele é mais fácil de ser utilizado, já que com ele o preparo é basicamente derreter e usar em sua receita.
Estas são as melhores marcas de chocolate fracionado do Brasil!
A Harald ,fabrica chocolates de grande qualidade e fornece tanto chocolates gourmet, quanto puros e fracionados. Os gourmets pertencem à linha Unique, a mais nobre da marca. Os puros pertencem à linha Melken e os fracionados são da linha Top.
Pique o chocolate fracionado. Derreta o chocolate fracionando em banho-maria ou no microondas; no micro-odas basta ir colocando de 30 em 30 segundos e misturando entre os intervalos, até derreter bem. Se for derreter no banho-maria, mantenha o fogo baixo, sempre mexendo.
É importante misturar bastante para que dissolva bem o pó da manteiga de cacau. Por fim, basta aguardar que atinja a temperatura final para uso (meio amargo ou blend 31 a 32ºC, ao leite ou branco 29 a 30°C).
6 dicas de presentes para quem não quer chocolate nesta Páscoa
Quando se trata de derreter chocolate ao leite, branco, meio amargo etc., o método "banho-maria" é um dos mais indicados. Para fazer, você vai precisar de dois recipientes: uma panela cheia d'água e uma tigela (ou leiteira) para colocar os pedaços de chocolate. Coloque a panela com água no fogão e ligue o fogo baixo.
Em banho-maria: leve a panela ao fogo e aqueça a água, SEM FERVÊ-LA. Desligue o fogo e encaixe o refratário. O ajuste deve ser perfeito para evitar a penetração do vapor de água. Movimente o chocolate até o derretimento completo.
Já utilizei a fritadeira para aquecer pães e tortas, gratinar queijo, curar tomates e legumes, fazer bruschettas e até derreter chocolate. Sem óleo, ela trabalha como um forno de alta velocidade, em que o ar quente em movimento consegue cozinhar os alimentos de maneira mais uniforme e em um tempo muito mais curto.
Para isso, o ideal é deixar os chocolates bem embalados e, se não for possível, colocá-los em saquinhos que impeçam a entrada de ar. Dessa forma, não será preciso apelar para a geladeira e o sabor será preservado, assim como sua aparência brilhante.
Você pode derretê-lo e temperá-lo novamente ou usá-lo para fazer ganaches e recheios. Isso se deve à diferença brusca entre as temperaturas do ambiente de trabalho e da geladeira. Para evitar este problema, não deixe o chocolate por muito tempo na geladeira e não use o freezer.
10 minutos