O combate ao trabalho infantil se dá de diversas formas. A principal delas é a atuação de grupos de Direitos Humanos, que buscam fiscalizar e denunciar esse tipo de exploração. Muitas ações contam com o apoio de empresas e setores da sociedade civil para a erradicação do trabalho infantil.
Nas indústrias inglesas do período da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros.
Podem ser submetidas a condições degradantes, como as encontradas em carvoarias e fazendas. Além disso, mesmo atividades consideradas menos degradantes, como venda de balas em sinal e afazeres domésticos, também são consideradas trabalho infantil. O trabalho infantil também tem impacto para toda a sociedade.
Espécies de Trabalho infantil
A pedofilia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é uma doença; um transtorno psicológico onde o indivíduo possui atração sexual por crianças e adolescentes pré-púberes (até 13 anos). ... Vale, também, a observação de que nem todo criminoso que comete crimes sexuais contra crianças e/ou adolescentes é um pedófilo.
Existem diversas maneiras de trabalhar na prevenção ao trabalho infantil por meio da Educação. Promovendo diálogos, ações de pertencimento ao território no entorno da escola com os estudantes, fazendo campanhas de conscientização.
Organize os alunos em círculo. Inicie uma conversa dizendo que eles ouvirão uma música relacionada com tema da aula: Trabalho Infantil. Antes de iniciar a música pergunte se todos sabem o que é trabalho infantil e estimule para que cada aluno fale se já viram alguma cena de trabalho infantil na sua cidade.
Espécies de Trabalho infantil