A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.
A cadeia de suprimentos que, como já vimos, é muito mais abrangente, envolve:
No que tange às operações logísticas, as mesmas puderam ser divididas em três macroprocessos: abastecimento, planta e distribuição.
O conceito de Cadeia de Suprimentos Pode-se entender a cadeia de suprimentos como uma rede interligada de negócios, que envolve fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores. Ela abrange o armazenamento e também toda a movimentação da matéria-prima, desde o seu ponto de origem até o seu ponto de consumo.
Gabarito Comentado. 3a Questão (Ref.: Acerto: 1,0 / 1,0 Frazelle (2002) divide á evolução histórica da logística em cinco fases, são elas: Logística trabalhista, logística estratégica, logística comportamental, cadeias de suprimento e logística internacional.
Fluxos Logísticos – O que é isso? Fluxos Logísticos nada mais é do que o conjunto de processos fundamentais que as empresas aplicam com o objetivo de aperfeiçoar o processo, reduzir o tempo de produção, reduzir custo e ganhar competitividade.
Macroprocessos logísticos: 1) Logística de entrada (inbound logistics): Cuida dos processos de entrada de materiais e produtos e a relação com os fornecedores. ... 3) Logística reversa: Cuida do fluxo inverso de produtos e materiais. É o processo de entrada de produtos, materiais e resíduos a partir do cliente.
O macroprocesso é o meio pelo qual a organização reúne os grandes conjuntos de atividades para gerar valor e cumprir a sua missão. Dentro do macroprocesso estão as funções de organização, e é essencial que elas estejam sempre alinhadas aos objetivos organizacionais da sua empresa.
A logística interna é, por definição, a parte da logística que se refere à organização do conjunto de fluxos de materiais e informações que ocorrem dentro das próprias fronteiras da empresa. Por exemplo: os movimentos de mercadoria no armazém, o controle de estoque, etc.
O que é Macroprocesso: É um processo que geralmente envolve mais que uma função na estrutura organizacional e sua operação tem impacto significantivo no modo como a organização funcionar.
Os macroprocessos podem ser entendidos como agrupamentos de processos necessários para a produção de uma ação ou desempenho de uma atribuição da organização ou ainda como grandes conjuntos de atividades pelos quais a organização cumpre sua missão, gerando valor para o cliente/cidadão/usuário.
HANDOFF (Transferência de controle) Atividades que passam o controle do processo para outro departamento ou organização.
Para que isto fique mais claro, vamos relembrar que um processo é uma sequência de atividades e tem um início e um fim determinado. Assim, enquanto um subprocesso é um atividade que pode ser subdividida em pequenas partes, uma tarefa é uma atividade que não tem subdivisões, ele corre em si mesmo.
Subprocesso, no contexto dos sistemas operacionais, designa um processo criado dentro de uma estrutura hierárquica; onde a dependência com o processo mais alto faz com que o subprocesso deixe de existir caso o processo mais alto do qual ele depende seja eliminado.
Subprocesso. O subprocesso consiste em um conjunto de atividades dentro de um processo. Por ser mais detalhado do que os processos, ele permite observar os fluxos de trabalho e as atividades necessárias para uma execução.
Ao mapear os processos, um gestor pode aumentar as chances de tomar as rédeas financeiras da empresa, já que tende a encontrar as falhas e os trabalhos repetitivos existentes. Além disso, com uma melhor análise das atividades de alto e baixo valor agregado, a tomada de decisões será facilitada.
O mapeamento de processos é muito útil para padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhorias nos processos de negócio de uma empresa. Além disso, o mapeamento de processos é uma ferramenta importante ao transformar um processo, permitindo o aprofundamento da mudança.
Quais as vantagens de mapear processos?
Além da importância para alavancar os resultados organizacionais, o mapeamento dos processos logísticos proporciona diversas vantagens para o negócio, entre elas: ... padronização dos processos, que ocorre com a definição da forma mais adequada de execução, aumentando as chances de se chegar aos resultados esperados.
Sendo assim, o mapeamento dos processos permite:
5 principais etapas do processo logístico
6 passos para montar um sistema logístico eficaz
A logística de um empreendimento consiste no processo de planejar, executar e controlar a movimentação dos produtos, tanto dentro quanto fora da empresa, garantindo-se, assim, a entrega da mercadoria adquirida dentro do prazo informado. Por isso, independentemente do tamanho do negócio, essa gestão merece atenção.
A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. ... De forma bem simplificada, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem.
Um profissional de logística é o responsável por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa e pela organização operacional. ... Para melhor gestão e controle de estoque e operações, o profissional de logística opera sistemas eletrônicos e aplica técnicas de armazenagem, como kanban.