O Diário de Anne Frank é um livro escrito por Anne Frank entre 12 de junho de 1942 e 1.º de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. É conhecido por narrar momentos vivenciados pelo grupo de judeus confinados em um esconderijo durante a ocupação nazista dos Países Baixos.
Pelo seu décimo terceiro aniversário, pouco antes de passar a viver no esconderijo, Anne recebe um diário de presente. Durante os dois anos em que permanece escondida, Anne escreve sobre o que se vai passando no Anexo Secreto, mas também sobre o que sente e pensa.
Embora duas investigações tenham sido realizadas para verificar se ele era culpado, uma em 1947 e outra em 1963, Wilhelm Geradus van Maaren afirmava não ter sido o informante e, devido à ausência de provas, não foi acusado.
Algumas teorias apontam Otto Frank, o pai de Anne, como o verdadeiro autor. Outras, Miep Gies, a secretária do armazém que guardou os pertences que não foram levados pelos nazistas e, em junho de 1945, os entregou ao único sobrevivente da família.
Com o fim da guerra, o único sobrevivente foi o pai de Anne, Otto Frank, que retornou a Amsterdã e descobriu que o diário da filha havia sido salvo por Miep Gies, a mesma que o ajudou escondendo a família em um edifício.
Chamado de “anexo secreto”, o refúgio da alemã Anne Frank ficava nos fundos do prédio da empresa do pai da garota, em Amsterdã, na Holanda. Foi lá que sua família e outras quatro pessoas, todos judeus, viveram clandestinamente, numa tentativa de se esconder dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
No dia 9 de julho de 1942, para não ser presa, a família de Anne Frank se mudou para um esconderijo, localizado na Prinsengrecht, 263, com mais quatro judeus, nos fundos da fábrica onde Otto Frank trabalhava.
Resposta: quando Ane tinha 10 anos , Alemanha nazi invade a Polônia:começa a segunda guerra mundial . passando uns meses , a 10 de maio de 1940 , os nazis também invadem a Holanda . cinco dias depois ,o exército holandês rendeu-se .
Resposta. Os povos judeus,ciganos e inferiores segundo os nazistas.
Anne nasceu na Alemanha em 1929. Seu verdadeiro nome era Annelies Marie, mas todos em sua família a chamavam carinhosamente de "Anne".
Para Anne Frank a Segunda Guerra Mundial representou uma mudança drástica em sua vida, visto que ela era alemã e ao mesmo tempo judia, sendo que no período da Guerra, Hitler e os nazistas perseguiram e exterminaram milhões de judeus.
O livro de Anne Frank, em particular, transformou-se em best-seller e teve versões para o cinema, o teatro, os quadrinhos; vendeu 35 milhões de exemplares e foi traduzido em mais de 60 países. ... O livro saiu primeiro na Holanda, em 1947, com o título “Het Achterhuis” (o anexo secreto).
14 de junho de 1942