Facectomia com implante de LIO (lente intra-ocular), através da facoemulsificação. A catarata, em vez de ser retirada quase por inteiro, é toda fragmentada (emulsificada) em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com ponta bem fina e delicada.
O único tratamento para a catarata é cirúrgico. O objetivo da cirurgia – simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.
A cirurgia de catarata é rotineiramente realizada com anestesia local ou anestesia peribulbar ou retrobulbar.
Apesar de raros, podem ocorrer problemas após uma cirurgia de catarata – a exemplo do que acontece com qualquer outro procedimento cirúrgico. Infecção, sangramento, inflamação, visão dupla e aumento da pressão ocular são alguns dos possíveis efeitos indesejados do pós-operatório.
Você pode apresentar a visão embaçada por alguns dias ou semanas após a cirurgia. Se você sentir alguma dor ou perda da visão, deve ligar para o seu oftalmologista.
A visão pode ficar embaçada e costuma melhorar bem após cinco dias, mas, atividades leves como assistir TV, ler, usar o computador ou mandar mensagem no celular já podem ser feitas no mesmo dia da cirurgia./span>
Ideal é usar óculos escuros nos primeiros 30 dias após a cirurgia de catarata haja visto que este é o período de cicatrização!
O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente. Se suspeitar de poder ter um descolamento de retina deve entrar, urgentemente, em contacto com um oftalmologista, pois podem advir danos permanentes na visão, caso o descolamento não seja reparado nas primeiras 24 a 72 horas.