EQST

O Que Diz O Artigo 9 Da CLT?

O que diz o artigo 9 da CLT?

O artigo 9º da CLT afirma que “serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação”.

O que diz o artigo 457 da CLT?

Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

Quando a gratificação incorpora ao salário?

Qual o prazo mínimo para que a incorporação seja garantida? Segundo a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, o período de uma década recebendo a gratificação é suficiente para garantir a sua incorporação no salário do trabalhador.

Qual gratificação não incorpora ao salário?

O colegiado entendeu que, após a Reforma Trabalhista (Lei , não há direito adquirido à incorporação da gratificação de função, ainda que exercida por mais de 10 anos. Ainda cabe recurso da decisão.

Pode retirar gratificação de funcionário?

Dessa forma, se a gratificação não for feita de forma permanente, ela pode ser retirada entre um pagamento e outro, mas, se for um acordo entre empresa e funcionário em que a bonificação será permanente, a gratificação não pode ser retirada.

Quais gratificações não integram o salário?

Artigo 457 do Decreto Lei nº 5.

O que não integra o salário?

Assim, não integram salário: as ajudas de custo; o auxílio alimentação (desde que não pago em dinheiro); diárias para viagem (independentemente do valor); prêmios e abonos. A intenção do legislador foi a de propiciar estímulo no empregador em oferecer abonos e prêmios junto ao bom desempenho do empregado.

Quais são as gratificações legais?

gratificações legais: são aquelas previstas em lei e fazem parte do salário; gratificações ajustadas: deixaram de compor o salário; prêmios: passaram a ser previstos em separado, ou seja, foram destacados das gratificações derivadas de outras causas, como eventos, exercício de função de chefia etc.

Quais gratificações são salário?

§1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.

O que são gratificações salariais?

De forma geral, a gratificação/bonificação nada mais é do que um pagamento feito por liberalidade do empregador, como meio de agradecer ou reconhecer os serviços prestados pelo empregado ou ainda como recompensá-lo pelo tempo de serviço prestado à empresa onde trabalha.

O que é uma gratificação salarial?

A gratificação salarial é uma parcela que soma ao salário em razão do cargo ocupado pelo empregado. Ela é comum em casos de função relacionada à gestão, quando deve ser de ao menos 40% sobre o salário!

O que são gratificações pagas aos funcionários?

Caracterizada como uma forma de reconhecimento ou agradecimento pelos serviços prestados pelo empregado ou como recompensa pelo tempo de serviço na empresa, a gratificação pode ser concedida por liberalidade sendo de ato da vontade do empregador ou ajustada, tendo como origem a própria lei ou o documento coletivo ...

O que é bonificação na folha de pagamento?

A bonificação é reconhecida como um bônus pago pelo alcance de uma determinada meta, sendo uma prática muito utilizada na área de gestão de pessoas para reconhecer quem faz um trabalho exemplar.

Como funciona a gratificação de função?

Gratificação de Função de 40% é considerado valor pago por contra prestação de serviço, ou seja, é considerado remuneração, de forma que integra ao salário para cálculos de 13º, férias entre outros.

Como é calculada a gratificação natalina?

É a gratificação paga aos servidores públicos federais, utilizando-se como base de cálculo a remuneração referente ao mês de dezembro, devida na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês ou fração superior a 15 (quinze) dias de exercício no respectivo ano. Natalinas (décimo terceiro salário).

Como calcular férias com gratificação?

Como calcular as férias

  1. Remuneração de férias: 6.

    Quanto é a gratificação natalina?

    É a gratificação correspondente à remuneração no mês de dezembro, devida na proporção de 1/12 avos por mês ou fração superior a 15 dias de exercício no respectivo ano.

    Qual a diferença entre décimo terceiro e gratificação natalina?

    Gratificação de Natal (ou Natalina) e décimo-terceiro são a mesma coisa. ... É igual à mesma remuneração devida no mês de dezembro, caso tenha sido contratado há mais de 12 (doze) meses, devida a todo empregado de carteira assinada, para fins de gratificação natalina ou décimo-terceiro salário.

    O que é um direito de gratificação natalina?

    Criada no Governo de João Goulart, a gratificação natalina, popularmente conhecida como décimo terceiro salário, foi instituída pela Lei nº 4.

    O que é adiantamento da gratificação de Natal?

    O servidor poderá requerer antecipadamente a primeira parcela da gratificação natalina (13º –décimo terceiro – salário) quando da marcação das férias e desde que o início das férias ocorra até o mês de junho. ...

    O que é a gratificação de férias?

    1.