O princípio da autonomia privada é um princípio jurídico que garante às partes o poder de manifestar a própria vontade, estabelecendo o conteúdo e a disciplina das relações jurídicas de que participam.
Autonomia significa autogoverno, autodeterminação da pessoa em tomar decisões relacionadas a sua vida, sua saúde, sua integridade físico-psiquíca e suas relações sociais. Pressupõe existência de opções, liberdade de escolha e requer que o indivíduo seja capaz de agir de acordo com as deliberações feitas.
O que é Autonomia: Em Ciência Política, a autonomia de um governo ou de uma região pressupõe a elaboração de suas próprias leis e regras sem interferência de um governo central nas tomadas de decisões.
A autonomia refere-se à capacidade que a pessoa possui para decidir sobre aquilo que ela julga ser o melhor para si. ... Há que se lembrar de que o indivíduo é soberano sobre seu corpo e mente e, por isso, respeitar a autonomia é, pois, valorizar seus julgamentos e dar a liberdade de ação baseada nesses julgamentos.
"Autonomia tem a ver com aceitar suas próprias circunstâncias e fazer o melhor que se pode com elas — dentro do que se acredita como sendo “melhor”. Tem a ver com tomar responsabilidade pela própria vida.
Autonomia coletiva: é o princípio que assegura aos grupos sociais o direito de elaborar normas jurídicas que o Estado reconhece; é o direito positivo auto-elaborado pelos próprios interlocutores sociais para fixar normas e condições de trabalho aplicáveis ao seu respectivo âmbito de representação.
Autônoma é uma pessoa ou algo que age com autonomia, ou seja, por conta própria. ... Veja também: autonomia. A pessoa autônoma é alguém que age por si, que não possui vínculos com outras pessoas, empresas e instituições. O conceito de autônoma pelo direito brasileiro é daquela que é livre para gerir sua vida.
A autonomia individual em relação aos interesses coletivos deve ser entendida como a forma de buscar o máximo de independência, mas sabendo que uma hora ou outra pode-se depender de alguma pessoa.
Podemos dizer que independência é a capacidade de cumprir uma tarefa sem auxílio, enquanto a autonomia se refere capacidade de refletir, de escolher e decidir o modo pelo qual determinada ação será realizada.
Para compreendermos melhor a importância dos limites e possibilidades da autonomia da escola, é fundamental ressaltarmos quatro dimensões fundamentais da autonomia: a administrativa, a financeira, a jurídica e a pedagógica.
São dimensões da Escola: projeto pedagógico, recursos físicos e pedagógicos, comunidade escolar, gestão, política para a melhoria de resultados, metas ambiciosas, descentralização – autonomia, informação detalhada, acesso ao conhecimento das melhores práticas, prestação de contas, etc. ...
Dimensão Funcional É caracterizada pela forma de utilização dos espaços. Um tapete pode servir tanto para um encontro e comunicação quanto um canto de construções, por exemplo. Dessa maneira podemos falar em canto das construções, do jogo simbólico, da música, da biblioteca, etc.
Na Projeto Vida, os espaços são projetados para serem ambientes de aprendizagem: adequados às necessidades das crianças e dos educadores e que colaborem no processo educativo, muito mais do que apenas locais onde as aulas acontecem.
O ambiente de aprendizagem deve propiciar ao aluno desenvolver e reconhecer a sua autonomia no processo de aprender, expressando sua autoria naquilo que aprende fazendo, estabelecendo novas relações, vivenciando conflitos e buscando a sistematização de conceitos.
Entender o aluno, a realidade que ele vive e o espaço de vida dele é um dos passos para esse ambiente escolar ser produtivo para ele. É necessário entender o aluno, para que as expectativas de como professor e aluno sejam ajustadas e adaptadas. Cada ser possui sua propria historia, cultura e lugar.
Estudo comprova a influência do ambiente escolar na aprendizagem. ... A presença de espaços de apoio ao ensino permite um ambiente escolar mais adequado e uma postura diferenciada do docente, trazendo mais qualidade para o ensino, o que resulta em um melhor desenvolvimento dos estudantes.
Os ambientes devem ser planejados de forma a satisfazer as necessidades da criança, isto é, tudo deverá estar acessível à criança, desde objetos pessoais como também os brinquedos, pois só assim o desenvolvimento ocorrerá de forma a possibilitar sua autonomia, bem como sua socialização dentro das suas singularidades.