Qual a origem do Parangol? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960. Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço.
O que são Parangolés é porque esse nome?
Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".
Como eram feitos os Parangolés?
Os Parangolés são capas, estandartes e tendas feitos de variados materiais como plásticos, panos, esteiras, telas, cordas etc., revelados no movimento de quem o usa (OITICICA FILHO, 2011).
Qual a origem do nome Parangolé qual linguagem artística representa o Parangolé?
Na gíria carnavalesca do Rio de Janeiro, a palavra “parangolé” quer dizer uma “súbita confusão, uma agitação entre pessoas”. Ao lado dos Bólides e dos Penetráveis, os Parangolés integram uma trilogia tipológica fundamental na produção artística de Hélio Oiticica.
Quais foram as inspirações de Oiticica para a criação das Parangolés e como elas se manifestaram em sua obra?
A criação do Parangolé surgiu na década de 60, através do contato que Oiticica teve com o samba e o seu ritmo contagiante. O samba para o artista era uma livre expressão, uma desinibição intelectual, “lucidez expressiva da imanência” como ele se referia.
Que materiais eram utilizados na confecção dos Parangolés e como eram feitos?
Os Parangolés são capas, estandartes e tendas feitos de variados materiais como plásticos, panos, esteiras, telas, cordas etc., revelados no movimento de quem o usa (OITICICA FILHO, 2011).
Que tipo de material era feito os Parangolés?
Ao lado dos Bólides e dos Penetráveis, os Parangolés integram uma trilogia tipológica fundamental na produção artística de Hélio Oiticica. Os Bólides são recipientes feitos de madeira, ou vidro, contendo pigmentos em pó e outros materiais não manuseados.
O que é o Parangolé e como é a relação artista quem veste a obra?
Segundo Waly Salomão (2003, p. 37): A relação do artista-propositor como o participante que veste o PARANGOLÉ não é a relação frontal do espectador e do espetáculo, mas como que uma cumplicidade, uma relação oblíqua e clandestina, de peixes do mesmo cardume. ... A obra, como objeto de arte em si, não diz nada.
Quais são as características visuais de um Parangolé?
Conteúdo programático: Arte Contemporânea. Resposta esperada: a) Parangolés são uma espécie de esculturas para vestir. ... Trata-se de deslocar a arte do âmbito intelectual e racional para a esfera da criação, da participação, valorizando a cor na tridimensionalidade e no ritmo.
Qual é o principal objetivo de Hélio Oiticica com seus Parangolés?
O Parangolé, ou Programa Ambiental, como queiram, seja na sua forma incisivamente plástica (uso total dos valores plásticos tácteis, visuais, auditivos etc. ) mais personalizada, como na sua mais disponível, aberta à transformação no espaço e no tempo e despersonalizada, é antiarte por excelência". OITICICA, Hélio.