A Teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência é um modelo químico que busca predizer a geometria molecular por meio da repulsão eletrostática dos elétrons da camada de valência. ... Existem, entretanto, estudos mais complexos baseados na VSEPR já desenvolvidos.
A repulsão atua da seguinte forma: Par isolado-par isolado > par isolado-átomo > átomo-átomo. A estrutura real da amônia é uma pirâmide trigonal ou piramidal trigonal. ... Os ângulos diminuem conforme os pares de elétrons aumentam.
O modelo de repulsão de pares de elétrons na camada de valência (VSEPR, do inglês "valence shell electron-pair repulsion") é usado para prever as formas de moléculas e íons poliatômicos.
Monodentados: Ocupam um sítio de coordenação, onde os ligantes podem se ligar. Exemplos são os íons fluoreto, cloreto, cianeto e ligantes neutros, como a amônia e a água. Polidentados: Ocupam mais de um sítio de coordenação. São chamados de Quelatos.
Os agentes complexantes também são chamados de ionófo- ros, que significa transportadores (foros) de íons. Eles podem ser substâncias orgânicas cíclicas ou acíclicas contendo átomos como oxigênio, nitrogênio, enxofre, etc., que possuem elétrons livres, ou seja, pares eletrônicos não compartilhados.