EQST

O Que Deve Ter Em Uma Sala De Vacina?

O que deve ter em uma sala de vacina?

Equipamentos e Materiais Básicos da Sala de Vacinação
  • Equipamentos. • Bancada ou mesa para preparo dos imunobiológicos; • Refrigerador para conservação dos imunobiológicos; ...
  • Material de consumo. • Termômetro de máxima e mínima; ...
  • Impressos e manuais técnicos e operacionais. • Cartão da Criança;
23 de mai. de 2018

O que é uma sala de vacina?

A sala de vacinação é a instância final da REDE DE FRIO, onde os procedimentos de vacinação são executados, mediante ações de rotina, campanhas e outras estratégias. Todas as vacinas devem ser armazenadas em temperatura entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.

Como deve ser a estrutura física da sala de vacina?

- Não devem ser utilizados pisos de madeira, carpetes, cortinas, etc., evitando assim o aparecimento de fungos. - A sala deverá ter preferencialmente paredes azulejadas na cor branca o que facilita a desinfecção das mesmas. O uso de tinta acrílica lavável também é aceitável.

Como a sala de vacinação é classificada?

A sala de vacinação é classificada como área crítica, devendo ser destinada exclusivamente à administração dos imunobiológicos, mas, excepcionalmente, considerando-se os diversos calendários de vacinação existentes, ela pode ser compartilhada com a administração dos imunobiológicos.

Qual profissional pode aplicar vacinas?

O farmacêutico precisa se habilitar para aplicar vacinas. “É obrigatória, durante todo o período de funcionamento do estabelecimento que oferece o serviço de vacinação, a presença de farmacêutico apto a prestar o referido serviço na forma da lei.”

Qual a importância da enfermagem na vacinação?

O enfermeiro necessita de atitude proativa com ações educativas e acompanhamento mais efetivo das atividades em sala de vacina, evitando a ocorrência de falhas nos procedimentos que podem acarretar reflexo na qualidade dos imunobiológicos, disponibilizados para a população.

Como organizar a caixa de vacina?

Montar a caixa de vacinas:
  1. Tirar do congelador o gelox (gelo reciclável)
  2. Deixar o gelox (gelo reciclável) na temperatura ideal, quando embalagem deve estar “suada”
  3. Esperar a temperatura ideal da caixa de vacina (+2 a +8ºC)

Quem regula as vacinas as doses e as datas em que as pessoas devem ser vacinadas no Brasil?

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 18 de setembro de 1973, é responsável pela política nacional de imunizações e tem como missão reduzir a morbimortalidade por doenças imunopreveníveis, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da ...

Como organizar as vacinas?

Conforme o PNI, a geladeira de vacinas deve ser organizadas da seguinte forma:
  1. uso de gelo reciclável no compartimento congelador;
  2. vacinas que podem ser congeladas devem ser colocadas na primeira prateleira;
  3. vacinas que não podem ser congeladas precisam ser alocadas na segunda prateleira do refrigerador;
Mais itens...•26 de ago. de 2020

Qual profissional pode aplicar BCG?

Assim sendo, os profissionais de Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem), desde que comprovada sua capacitação técnica, são considerados aptos para a administração de imunobiológicos, incluindo a vacina BCG-ID.

Quem pode aplicar a BCG?

A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade. Pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra).

Qual a importância do profissional de enfermagem na PNI?

A rede frios é importantíssima para a eficácia do propósito da PNI. Nesse sentido, é indiscutível o papel do enfermeiro na segurança e a eficácia das vacinas, uma vez que ele é o profissional que garante a dispensação e o controle diante da população.

Qual a importância do enfermeiro ter domínio histórico e técnico sobre a vacinação?

A enfermagem exerce um importante papel no tocante às imunizações por monitorar todos os aspectos técnicos e operacionais na sala de vacinas. Além disso, é a equipe de enfermagem que se depara com alguns problemas tanto no âmbito de indicação clínica quanto no de efeitos colaterais.