As desigualdades regionais referem-se às desigualdades entre as regiões, entre estados e entre cidades. ... Podemos tomar como exemplo, levando em conta o panorama da pobreza nos estados, a região Nordeste, nessa região se encontra os estados que possuem maior concentração de pessoas com rendimento de até meio salário.
Devido aos fatores historicos, sociais e geograficos. Explicação: No Brasil desde a colonizacao poucas regioes se destacaram, as que se destacaram foram maioria por onde os portugueses chegaram. O desenvolvimento das cidades na epoca afetou diretamente no desenvolvimento atual das regioes.
Essa é uma das razões que contribuem para explicar as grandes diferenças regionais do Brasil. A distribuição da população e o tamanho da superfície são exemplos dos diversos contrastes existentes entre as regiões brasileiras. No aspecto físico ou natural, encontramos diversos tipos de clima, relevo, solo e vegetação.
A desigualdade econômica se caracteriza pela distribuição desigual de renda em determinada região, sendo influenciada por fatores históricos, sociais e pela falta de investimento em políticas sociais.
Resposta:
Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria e a favelização. Ademais, a desigualdade social traz: Fome, desnutrição e mortalidade infantil, Aumento das taxas de desemprego.
essa desigualdade justifica a violência que alguns homens fazem contra mulheres. o que pode ser feito para eliminar essa situação é ensinar já desde a escola sobre a igualdade entre sexos como matéria escolar que continue em todo o processo educativo.
O que é desigualdade de gênero Essa desigualdade é enraizada na sociedade devido ao machismo e ao patriarcado, que colocam o homem como superior em diversas relações sociais, que vão do trabalho até a estrutura familiar.
6 formas de promover a igualdade de gênero e apoiar as mulheres na engenharia
Educação e formação das mulheres
Mais do que preconceito, isso tem a ver com as escolhas feitas a partir da construção social dos gêneros e das experiências atribuídas a homens e mulheres desde a infância....
Apesar do avanço notável na conquista de espaço no mercado de trabalho, as mulheres ainda recebem um salário menor que os homens, ocupam menos cargos na política e, mesmo, estando cada vez mais inseridas no mercado, elas ainda dedicam 73% mais horas que os homens aos cuidados da casa, segundo pesquisa realizada pelo ...
Aumento da renda familiar Um fato que diferencia as mulheres no ambiente de trabalho é justamente a habilidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Elas são capazes de tomar decisões e resolver problemas rapidamente, mesmo que muitas ainda vivam uma realidade de jornada dupla, como indica uma pesquisa do IBGE.
Embora as mulheres tenham passado a ter trabalhos remunerados, isso não as isentou do trabalho doméstico. Afinal, geralmente são elas as responsáveis por limpar a casa, lavar as roupas, cuidar dos filhos etc. De acordo com pesquisa do IBGE, as mulheres gastam o dobro de tempo dos homens em atividades domésticas.