Filhos e Filhas de Oxum É algo que 'vem de dentro'. Assim, a vaidade norteia outras características marcantes como um grande senso estético e o amor, primeiro por si mesmo (a) e em seguida pelos demais. Forte determinação, ambição social e grande sensibilidade também são marcantes.
Também conhecida como Osúm, Osún ou Oxun, ela é a representação da sensibilidade, da delicadeza feminina e da paixão para motivar a essência da vida. Mamãe Oxum adora as águas calmas e é através de sua energia que ela tranquiliza os corações dos apaixonados.
Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
Oferendas a Oxum
As flores de Oxum são os lírios e as rosas amarelas.
Oxalá – Lírio branco, copo de leite, Girassol, Angélica e flores brancas em geral. Oxóssi – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral. Oxum – Rosas amarelas, Rosas Cor de Rosa, Lírios em geral. Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica.
Elas controlam a fecundidade. As frutas são: banana, uva rose, maçã, graviola, abacate. Elas quebram todas as dificuldades, defendem a lei e a ordem. As frutas são: jaca, cajá, carambola, morango, amora, mamão, romã e maracujá.
As flores do Orixá do Orixá Exú, Eleguá, Bara, Elegbará: - Flor de manacá, flor de mamão, flor de dormideira, flor do campo e corta serra. As flores do Orixá Oxum, Osun, Oxun: - Amor do campo, rosas amarelas e palmas cor-de-rosa.
Mas os Pretos Velhos também se apresentam dentro da linha de outros Orixás. Velas: Branca; branca e preta; roxo, lilás, violeta. Flores: Crisântemo branco, rosa branca, margarida, azaléia branca.
FLOR DE NANÃ (Melastomatácea belúcia) Sou beleza que brota da feiura.
girassol
Ervas do Orixá Oxossi: Alfavaca do campo, jureminha, caiçara, arruda, abre caminho, malva rosa, capeba, peregum, taioba, sabugueiro, jurema, capim limão, acácia, cipó caboclo, goiabeira, erva de passarinho, guaco, guiné, malva do campo, são gonçalinho, Louro, cabelo de milho, eucalipto, manjericão, samambaia.
Segundo umbandistas, os Orixás Oxalá e Oxum irão reger o ano de 2021. Para os umbandistas e adeptos ao candomblé, 2021 será um ano regido pelo Orixá Oxalá, que segundo a crendice é o mais velho de todos, o que representa a criação não só do universo como também de todas as coisas, todas as criaturas; é o pai de todos.
Oxossi:abacate, abacaxi, abio, abóbora, amendoim, bacaba, bacuri, banana, butiá, cacau, caju, camboatá, cana-de-açúcar, carambola, cenoura, coco verde, coco seco, fruta do conde, goiaba, guabiroba, laranja, maçã, mandioca, mamão, manga, mangaba, melão, milho verde, moranga, morango, murici, nêspera (ameixa branca), ...
Para o Candomblé Oxossi é o Orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. Por isso os antigos Candomblecistas o reverenciavam em Junho no dia dedicado a Corpus Christi. Oferenda: No Candomblé Asoso (milho cozido com coco) e na Umbanda frutas e vinho tinto.
Filho de Oxóssi não come milho vermelho, nem milho verde. Evitar carne de pato (quizila de Iemanjá). Evitar carne de ganso (quizila de Oxumarê). Não comer carne de pombo ou galinha D'angola.
Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.
COMIDA: Abará, acarajé bicudo, e amalá, quiabo picado, canjica cozida, e coco.
Milho Assado para Oxóssi | Oferenda de Orixá Asse as espigas preferencialmente sobre a brasa de carvão. Fatie o coco finamente. Depois de bem assadas, arranje as espigas sobre as palhas no alguidar; cubra com as fatias de coco e regue com bastante melado fazendo uma espiral do centro para a borda.
Preparo: Cozinhe o milho vermelho somente em água e deixe esfriar. Escoe a água, coloque no alguidar, regue com bastante melado fazendo uma espiral do centro para a borda e cubra por cima com fatias finas de coco. obs: algumas casas aceitam usar mel para Oxóssi mas, via de regra, use o melado de cana.
Normalmente as oferendas para Obará são feitas pela manhã, antes das 10 horas, do dia 6 de junho de cada ano. Passe as romãs simbolicamente pelo corpo, de baixo para cima e coloque-as no alguidar, pedindo ao Odú de Obará que lhe traga prosperidade, amore saúde.
Apesar de curioso, xoxo é a abreviação da expressão hugs and kisses, ou abraços e beijos, em português. ... Há quem defenda que a letra x representa dois braços abertos, prestes a abraçar alguém, enquanto a letra o representa o formato dos lábios antes de dar um beijo em alguém.
Vamos lá!
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.
Ogum é o orixá guerreiro, da luta. Diário – Qual é a oferenda que deve ser feita para homenagear Ogum? Everton – Uma bandeja com cerveja branca e uma costela assada sem sal e com sete ossos.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.