Declaro para os devidos fins que eu, ________________________________, trabalho por conta própria no ramo _________________________________ (especificar a atividade), sem vínculo empregatício de carteira assinada, com renda média mensal de R$ ______________.
“O ideal para quem é informal é fazer o Carnê Leão. Quem está no limite do Carnê Leão [recebeu menos de R$ 1.
Como faço para comprovar renda sendo autônomo?
Para mostrar os rendimentos, o autônomo pode reunir extratos bancários, declaração do Imposto de Renda, recibos de prestação de serviços emitidos e a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), feita exclusivamente por um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.
Se você é trabalhador autônomo, encontrará um financiamento adequado. A única condição é ter conta corrente no banco, além de apresentar os documentos requeridos. O chamado Habitação é um crédito que contempla a sua renda e o tipo de imóvel que você quer comprar: novo, usado, residencial, comercial, etc.
Então, se para realizar um financiamento é preciso comprovar renda e hoje em dia o autônomo tem outros meios para comprovar o rendimento mensal, além do contracheque. A resposta é: sim, é possível financiar um imóvel sem ter a carteira assinada.
Entretanto, existe um documento que cumpre essa função. É a decore — declaração comprobatória de percepção de rendimentos. Ela foi criada no ano 2000 exatamente para servir como comprovação de renda para empreendedores e profissionais liberais ou autônomos. A decore deve ser emitida por contadores profissionais.
No Banco do Brasil, por exemplo, além do holerite, há duas formas de comprovar renda para comprar um imóvel financiado:
Então, o comprovante de renda será um documento indispensável para a liberação do crédito e para garantir que você pode arcar com as dívidas. Na prática, diversos documentos cumprem essa função, como extratos bancários, carteira de trabalho, declaração de Imposto de Renda, holerite e decore.
Primeiramente, qualquer Pessoa Física consegue emitir o DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) a fim de se conseguir comprovar renda sem carteira assinada. Porém, este é um documento que só poderá ser expedido por um contador que possua uma inscrição regular no órgão regional de competência.
Eu,__________________________________________________________________, portador do RG nº __________________ e inscrito no CPF sob o nº _________________________, declaro sob as penas da lei que estou atualmente desempregado ou que não possuo renda.
Não trabalho de carteira assinada.” O fato de ter trabalhado ou não com carteira assinada não tem relação alguma com a declaração e com o pagamento de imposto.
A instituição pode pedir cópia de holerites (ou contracheques) dos últimos três a seis meses. Se não estiver com eles, peça uma cópia para o empregador. Uma forma de comprovar a situação de trabalho pode ser uma declaração da própria pessoa, em que ela informa o tipo de trabalho e sua renda mensal média.
4 - AUTÔNOMOS Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso. Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
No critério socioeconômico, os candidatos que desejam a bolsa integral (100%) devem ter a renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já os que querem a bolsa parcial (50%) devem ter a renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Os documentos fornecidos precisam ser cópias simples, acompanhadas dos originais, não havendo a necessidade de cópias autenticadas em cartório.
1. Acessar a Lista de documentos divulgada abaixo, providenciar cópia, dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ARQUIVO ÚNICO no formato PDF (somente PDF). ** Documentação incompleta poderá ocasionar a reprovação do (a) candidato (a).
Como saber se a documentação do Prouni foi aceita? Os resultados vão ficar disponíveis na página do Prouni e das instituições de ensino que participam do programa. As datas de divulgação das listas são sempre publicadas no cronograma.
Cabe à instituição de ensino, na figura do coordenador do ProUni, a aferição dos documentos apresentados pelo candidato para a comprovação das informações prestadas em sua inscrição no programa.