A pele de galinha ou arrepio é uma manifestação da pele humana como reação ao frio, às emoções ou irritação da pele, fundamentalmente devida ao complexo pilomotor. A contração do músculo eretor do pelo deixa o folículo ereto, elevando a região na base do pelo de modo que a pele ao redor parece mais baixa.
Os motivos mais comuns são o frio e o medo. “Ficamos arrepiados porque nossos pêlos são erguidos pela ação de pequeninos músculos existentes na pele. Esses músculos entram em ação sob o comando de algumas partes do cérebro, responsáveis pelas reações de medo”, diz o neurologista Benito Pereira Damas, da Unicamp.
As pessoas se arrepiam quando estão com frio, medo, ou quando recebem um beijo no pescoço. No entanto, nem todos conhecem a razão científica do eriçamento dos pelos e da horripilação, termo técnico para a reação. Os ancestrais dos seres humanos também ficavam arrepiados.
Já medidas de relaxamento, como exercício físico, meditação e psicoterapia, ajudam muito a reduzir o nível basal de estresse, que é um ponto negativo para o desenvolvimento de arrepios.
Referente ao arrepio, pode ser um indício de febre ou resposta do corpo para amenizar a sensação de frio. Ambas as sensações estão ligadas ao cérebro, que emite uma mensagem para o corpo de algo, que possivelmente, que esta em desequilíbrio.
O fato de nossos pelos ficarem arrepiados quando sentimos frio consiste em um mecanismo de proteção do nosso corpo contra a queda da temperatura. ... Essa tremedeira resulta da contração de músculos periféricos com o objetivo de produzir calor e manter a temperatura do corpo.
A gente fica arrepiado por causa do músculo que cada pelo tem na superfície da pele. Com o frio, esse músculo se contrai e o pelo fica eriçado. Com todos os pelos arrepiados, forma-se uma camada de ar que preserva o calor bem junto à nossa pele. Os músculos parecem ter um papel essencial nessa equação toda.
Um animal sentindo-se ameaçado arrepia-se (eriça os pêlos). ... Isto acontece porque o arrepio faz aumentar o isolamento térmico. Quanto mais pêlos ou penas o animal tiver, melhor será esse sistema de proteção.
As alterações hormonais que geralmente estão associadas ao ciclo menstrual da mulher, gravidez ou menopausa podem, em alguns casos causar formigamento no couro cabeludo. Além disso, a exposição ao frio ou ao calor, também podem causar estes sintomas.
Quando sentimos frio significa que estamos perdendo calor para o ambiente. Para impedir isso, essa informação chega a um lugar do nosso cérebro chamado hipotálamo. Ele, então, através de várias conexões, comanda uma reação, que é a contração dos músculos, o tremor e a ereção dos pêlos, o arrepio. Pronto!