As brocas geram atrito nas superfícies, e todo tipo de atrito provoca um aquecimento e até um desgaste. Para a sua broca durar mais, a gente recomenda que você use um fluido de corte para mantê-la lubrificada e resfriada. Se for possível, tente mantê-la fixa em algum local.
Para tirar a cutícula com lixa elétrica você vai precisar de pelo menos uma broca de cerâmica, pois ela dá um acabamento muito mais refinado do que a broca comum, aquela diamantada. Para começar, use a broca cônica para levantar as cutículas. Nesta fase você precisa descolar a pele da unha e levantar as cutículas.
A broca é um dos acessórios indispensáveis no uso de uma furadeira. Elas são utilizadas para fazer furos cilíndricos em uma superfície qualquer como madeira, ferro, concreto e muitas outras.
As brocas utilizadas na odontologia, devem necessáriamente, ser esterilizadas em autoclaves, embaladas separadamente. No caso de alunos, estes podem esterilizar os kits por procedimentos, em porta-brocas autoclaváveis.
Como esterilizar alicate de unha da forma correta?
6 – Utilizar estojos e broqueiros Para as brocas e pontas diamantadas, é possível fazer o uso de broqueiros, afinal eles são uma excelente alternativa para armazenar esses instrumentos cortantes rotatórios.
O meio mais utilizado para a esterilização é a autoclave, pois é altamente efetivo e barato. Encontra-se no mercado nacional organizadores de limas endodônticas Endo-File para autoclavagem que visam agilidade do processo de instrumentação, fácil manutenção e prevenção de contaminação cruzada.
As limas mais utilizadas são: Tipo K, Hedströen, K Flex e Flexo-File. Existem muitas outras disponíveis no mercado, sendo que cada uma delas possui um “design” próprio. As limas tipo K também são conhecidas como Limas Tipo Kerr, nome de uma das industrias fabricantes de instrumentos endodônticos.
O procedimento de descontaminação é feito através da fricção do instrumental auxiliada por esponja ou escova embebida em álcool etílico a 70% durante 10 minutos por três vezes, totalizando 30 minutos.
Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas.
Calor seco Conforme o calor gerado recomenda-se um certo tempo: a 160 Graus Celsius, são necessários 120 minutos. A 140 Graus Celsius são necessários 2 horas. A 120 Graus Celsius são necessários 6 horas.
A temperatura dos ciclos das autoclaves Cristófoli são: 121o C, 129o C e 134oC. Portanto para que a esterilização aconteça é necessário o contato do vapor (na temperatura certa pelo tempo adequado) com o material a ser esterilizado.
Ainda segundo o infectologista, a única maneira segura de esterilizar os alicates de unhas é usando o forno de Pasteur, que aquece o material em calor seco, a 180º, por uma hora, ou o autoclave. “Esse equipamento é aquele forninho bastante comum em salões de beleza.
A escolha do método mais eficiente dependerá do tipo de produto utilizado e podem ser físicos, químicos ou uma combinação de ambos. Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama.
A pesar da preferência, da RDC ressalta que a esterilização pode ser feita mediante a aplicação de calor seco ou úmido, por irradiação com radiação ionizante, por outros agentes esterilizantes gasosos ou por filtração esterilizante com subseqüente enchimento asséptico dos recipientes finais estéreis.
ESTERILIZAÇÃO POR FILTRAÇÃO Tem como objetivo de eliminar mecanicamente microorganismos e/ou partículas, pela passagem da mistura de fluídos e sólidos através de um meio poroso que retém os sólidos em sua matriz ou superfície.
Os métodos de desinfecção podem ser físicos, por ação térmica, ou químicos, pelo uso de desinfetantes. Os físicos são os equipamentos de pasteurização como desinfetadoras e lavadoras de descarga. Os desinfetantes mais utilizados são a base de aldeídos, ácido peracético, soluções cloradas e álcool.
É o processo que elimina todos os micro-organismos com exceção dos esporos bacterianos. Não deve ser confundido com a esterilização, haja vista que não elimina totalmente todas as formas de vida microbiana.