Os cistos nas trompas podem ser, por exemplo, hidrosalpingeo ou hematosalpingeo. Podem ser caracterizados pelo acúmulo de líquidos serosos ou sangue, em uma ou nas duas trompas. Em geral, ele está presente devido a uma infecção por uma DST, como clamídia e sífilis, ou endometriose, entre outros.
A maior parte dos cistos ovarianos são devido ao próprio funcionamento do ovário, isto é, são funcionais. Eles não geram sintomas como dor pélvica e não precisam de qualquer tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Se o ultrassom for repetido em 3 meses, o cisto irá desaparecer.
O tratamento para o cisto dentígero é cirúrgico e pode ser através da enucleação ou marsupialização, que é escolhido pelo dentista dependendo da idade da pessoa e tamanho da lesão. A enucleação normalmente é o método de escolha do dentista e corresponde à remoção total do cisto e do dente incluso.
O aparecimento de bolha na gengiva é normalmente indicativo de infecção, sendo importante ir ao dentista para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento adequado, que corresponde à melhora dos hábitos de higienização da boca, além do uso de antibióticos, em alguns casos.
Como tratar gengiva inchada?