Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.
Há poucas, a grande diferença fica por conta do fato que os "ctenophora" podem ser agrupamentos de bentos, fitoplâncton, sendo capazes de se fazer fotossíntese. ... A anatomia é praticamente idêntica, só que o "ctenophora" é menor do que as hidras.
Pólipo é um tipo morfológico representante do filo cnidaria. Os membros deste filo são classificados em duas formas estruturais distintas: as medusas, que são de vida livre, e os pólipos, dos quais a grande maioria vive fixa em substratos (sésseis) como rochas e conchas.
Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes. ... Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.
Os micro-organismos que estão presentes no interior dos pólipos são as algas fotossintetizantes. Os pólipos são seres sésseis, o que significa dizer que eles vivem fixos a um substrato, diferentemente das medusas, que são organismos livres e natantes.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... Exemplos de animais com cnidoblastos: Água-viva. Anêmona do mar.
As medusas sao geralmente livres, locomovendo-se por tentaculos. Os Polipos sao geralmente fixos, nao se locomovem. Isso na regra geral.
Reações de deslocamento, também denominadas reações de substituiçãoou ainda de simples troca, são aquelas que ocorrem quando uma substância simples (formada por um único elemento) reage com uma substância composta, “deslocando” essa última em uma nova substância simples.
Nas medusas, a locomoção é mais ativa, sendo realizada por um mecanismo denominado jato propulsão: os bordos do corpo se contraem, e a água acumulada na fase oral da medusa é expulsa em jato, provocando o deslocamento do animal no sentido oposto.
A reprodução ocorre por alternância de gerações, ou seja, a reprodução assexuada alterna-se com a sexuada, em um ciclo em que há também alternância entre as formas pólipo (assexuada) e medusa (sexuada).
Metagênese. Na metagênese, ocorre a alternância de gerações, ou seja, na reprodução há uma fase sexuada e uma fase assexuada. No exemplo dos Cnidários, temos a fase medusoide, medusas de vida livre, que possuem gametas que se fundem formando um zigoto.
A maioria dos cnidários passa por duas fases no seu ciclo de vida: uma fase conhecida por pólipo e a outra por medusa. ... Pólipos e medusas apresentam basicamente a mesma organização corporal.
Os cnidários podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada. Nas hidras, o brotamento, um tipo de reprodução assexuada, é muito comum nas estações mais quentes do ano. Nesse processo, observa-se o desenvolvimento de um broto na parede do corpo do animal, o qual se destaca e torna-se uma hidra independente.
Pólipos e medusas Quando observamos a estrutura corporal dos cnidários, verificamos a presença de duas variações corporais: os pólipos e as medusas. Alguns organismos apresentam ciclo de vida que varia entre pólipo e medusa; outros, no entanto, passam a sua vida toda em uma só forma.
A locomoção ocorre através de jatos de água nas medusas e alguns pólipos locomovem-se arrastando-se lentamente ou através de cambalhotas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Esses animais são diblásticos, apresentando apenas ectoderma e endoderma.
Os cnidários são animais basicamente carnívoros. Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas). Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular.
Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Nos pólipos, a capacidade de locomoção é tipo "cambalhota" ou o certo a dizer é "mede-palmos".
Sistema nervoso: Os cnidários possuem um sistema nervoso muito simples, formado por uma rede de neurônios, sem gânglios. O sistema nervoso desses animais é chamado de sistema nervoso difuso. ... A reprodução sexuada é realizada por brotamento ou estrobilização (quando o corpo do animal se divide em vários pedaços).
Os nematelmintos, também chamados nematódeos ou nemátodos, possuem sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. As cadeias nervosas são encontradas ao longo de todo o corpo do animal, uma situada na região ventral e a outra na dorsal, e são responsáveis pela ativação da musculatura.
Resposta. Sua função é de proteção e contração da parede do corpo que ajuda a digestão extracelular.
O sistema nervoso dirige e coordena nossos movimentos. Recebe estímulos do ambiente que nos rodeia e de todos os nossos órgãos internos. Interpreta esses estímulos e elabora respostas, que são transmitidas a músculos ou glândulas.
Resposta. O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. ... Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio.
Resposta. Resposta:O. sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso.
O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso. ... O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.