De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais ...
A chuva ácida é um fenômeno provocado pela emissão de gases poluentes à atmosfera, que, ao reagirem com a água, tornam-na ácida.
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos. Um exemplo da consequência da chuva ácida foi observado no Brasil.
Resposta. A chuva ácida é formada a partir de um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre (SO2) e nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos.
A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO,NO2,N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como ácidos nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).
Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.
As provocações são da queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas.
A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada.
Quando os gases NO2 e SO3 entram em contato com a umidade do ar ocasionam um efeito de poluição. conhecido como “chuva ácida”. A concentração de H O3 (aq) + (H+) na água da chuva é maior na região: a) onde se usa muito carvão fóssil como combustível.
O CO2 reage com a água e forma solução ácida, sendo responsável pela acidez natural da chuva em ambientes não poluídos. O SO3 reage com a água, formando ácido sulfúrico, e é um dos principais responsáveis por diminuir o pH da chuva a níveis perigosos para o ambiente.